Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

CAP congratula-se com prolongamento das medidas agroambientais até 2020

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) congratulou-se hoje com o prolongamento da totalidade das medidas agroambientais até 2020, uma garantia dada pela ministra da Agricultura, em Bruxelas, na Bélgica, que reverte um corte de 20 milhões de euros.

CAP congratula-se com prolongamento das medidas agroambientais até 2020
Notícias ao Minuto

20:52 - 16/12/19 por Lusa

Economia Agricultura

"A CAP congratula-se com a garantia dada esta segunda-feira [hoje] pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, de que as medidas agroambientais serão totalmente apoiadas pelo Programa de Desenvolvimento Rural no próximo ano", disse, em comunicado, a confederação presidida por Eduardo Oliveira e Sousa.

A confederação agrícola manifestou a sua "enorme satisfação" por esta decisão, que reverte um corte de cerca de 20 milhões de euros, tendo em conta a "importância" que estas medidas assumem para o setor, uma vez que apoiam "práticas agrícolas que asseguram a sustentabilidade e o equilíbrio dos ecossistemas naturais".

Adicionalmente, a CAP reiterou a sua "total disponibilidade" para trabalhar com o Ministério da Agricultura na "procura de melhores soluções" para o setor.

"Num contexto em que o combate às alterações climáticas é urgente, a agricultura assume um papel preponderante na agenda da descarbonização, pelo que o diálogo institucional entre agricultores e decisores é determinante na defesa de um setor mais inovador, amigo do ambiente e sustentável", concluiu.

Maria do Céu Albuquerque, que participou hoje no Conselho Europeu de Agricultura e Pescas, em Bruxelas, defendeu que o "plano estratégico da PAC [Política Agrícola Comum] em preparação" faz parte do pacto ecológico ('green deal'), "pelo que se justifica prolongar a totalidade das medidas agroambientais em 2020", permitindo uma transição entre o atual e o próximo período de programação.

Na sexta-feira, a CAP considerou, em comunicado, ser "inaceitável" o corte de cerca de 20 milhões de euros nas medidas agroambientais, que vai prejudicar a sustentabilidade agrícola e o equilíbrio dos ecossistemas, mostrando-se disponível para trabalhar com o Governo.

No mesmo dia, a União da Floresta Mediterrânea defendeu que o corte iria "penalizar as boas práticas agrícolas e os sistemas mais frágeis".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório