Meteorologia

  • 12 NOVEMBRO 2019
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 18º

Edição

GNR inicia primeiro curso de guardas florestais com 164 elementos

Um total de 164 elementos, 11 das quais mulheres, iniciaram esta semana o curso de ingresso na carreira de guardas florestais, a primeira formação ministrada pela GNR, indicou hoje a corporação.

GNR inicia primeiro curso de guardas florestais com 164 elementos
Notícias ao Minuto

16:05 - 24/10/19 por Lusa

País Guardas florestais

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana refere que o 1.º Curso de Formação de Guardas Florestais destinado a 164 novos elementos visa o reforço do dispositivo do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR que conta, neste momento, com 281 Guardas Florestais ao serviço.

Este concurso, que foi aberto em fevereiro desde ano, destinava-se à contratação de 200 guardas-florestais, mas começaram o curso 164 numa carreira que não admitia qualquer novo elemento desde 2006.

A GNR explica que o Governo autorizou a Guarda a proceder ao recrutamento externo de efetivos para reforço das equipas de guardas florestais tendo em conta que a proteção da floresta é "um objetivo estratégico para o país, e enquadrado na opção política que define como ação de caráter prioritário o reforço e estruturação dos processos de prevenção, vigilância e de apoio ao combate aos fogos florestais".

Segundo a corporação, os guardas florestais exercem funções em matérias que por lei lhes atribui a qualidade de órgãos de polícia criminal, desenvolvendo missões que concorrem para a prossecução do serviço da GNR, em prol da proteção do ambiente, da conservação da natureza e biodiversidade, da riqueza cinegética, piscícola e florestal.

Os guardas florestais foram transferidos para a GNR em 2006 sendo integrados no quadro de pessoal civil da Guarda Nacional Republicana para o reforço da capacidade de vigilância e fiscalização em Portugal.

O 1.º Curso de Formação de Guardas Florestais começou na segunda-feira na Escola da Guarda e tem um total de 836 horas, 286 das quais em contexto de trabalho, e abrange matérias relacionadas com a silvicultura, caça e pesca, armamento e tiro e investigação de causa de incêndios.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório