Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Queixas ao regulador de energia desceram 32% no terceiro trimestre

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) recebeu 5.390 queixas no terceiro trimestre deste ano, menos 32% do que as 7.933 do período homólogo, segundo as contas da agência Lusa, tendo por base informação publicada pela entidade.

Queixas ao regulador de energia desceram 32% no terceiro trimestre
Notícias ao Minuto

17:43 - 22/10/19 por Lusa

Economia ERSE

Destas reclamações, "428 foram pedidos de reabertura do mesmo processo", segundo o organismo.

Por sua vez, "o número de pedidos de informação recebidos na ERSE no terceiro trimestre de 2019 (280) apresenta uma pequena descida relativamente ao mesmo trimestre de 2018" em que atingiram os 311.

Num boletim a dar conta destes dados, a ERSE detalhou que o setor elétrico "continua a ser o mais reclamado, apesar de no trimestre terem sido recebidas menos cerca de 1.000 reclamações, comparando com o trimestre homólogo de 2018".

O regulador revelou também que "o tema da faturação continua a dominar a atenção dos consumidores de eletricidade e do fornecimento dual (eletricidade e gás natural), seguido do contrato de fornecimento e de algumas questões relativas à qualidade de serviço comercial (atendimento, resposta a reclamações, visitas combinadas, entre outras)".

No setor do gás natural, "a faturação é relegada para a segunda posição, sendo ultrapassada pelo tema da contratação", indicou a ERSE.

Segundo o boletim do regulador, durante o terceiro trimestre de 2019 foram concluídos 5.121 processos. "Foram concluídos 2.518 processos de reclamações, com origem nos livros de reclamações (físico e eletrónico) das empresas, através da prestação de informação complementar ao consumidor", detalhou o regalador.

Por outro lado, "em 1.534 processos, a intervenção da ERSE traduziu-se na informação direta ao consumidor, procurando esclarecê-lo do enquadramento legal e regulamentar aplicável à situação reclamada", lê-se no documento.

Entre as empresas com mais reclamações estão a EDP e a Galp, sendo que a ERSE alerta que "o número de reclamações associadas a cada empresa deve, desde logo, atender ao respetivo universo de clientes".

A ERSE revelou ainda que entre janeiro e setembro deste ano recebeu 16.640 reclamações e 984 pedidos de informação.

Em fevereiro, o regulador dava conta de um aumento de 26% nas reclamações de 2018, face a 2017, num total de 31.421 reclamações e pedidos de informação no ano passado.

O setor mais reclamado em 2018 foi o elétrico (59%), com 18.388 reclamações e pedidos de informação, num universo de cerca de 6,2 milhões de consumidores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório