Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Senvion vende Ria Blades de Vagos ao grupo Siemens Gamesa

A fábrica de pás eólicas Ria Blades, maior empregador de Vagos, vai passar a ser propriedade do grupo Siemens Gamesa, no âmbito da aquisição por 200 milhões de euros de ativos da Senvion, foi hoje anunciado.

Senvion vende Ria Blades de Vagos ao grupo Siemens Gamesa
Notícias ao Minuto

13:10 - 21/10/19 por Lusa

Economia Siemens Gamesa

A Senvion, que até aqui era a proprietária da Ria Blades, lançou em fevereiro um plano de ação para reorganizar a empresa, após uma série de "erros operacionais" que conduziram a uma crise de liquidez, tendo apresentado um pedido de insolvência num tribunal alemão.

Líder global de construção de turbinas eólicas, a Senvion terá dívidas totais estimadas no valor de mil milhões de euros, que ameaçam a sua sobrevivência, segundo fontes financeiras citadas pela Reuters.

"A fábrica de pás em Portugal é uma das unidades mais competitivas da Europa. A fábrica de Vagos vai ajudar a reforçar o valor industrial da Siemens Gamesa e reduzir a dependência dos fornecimentos da Ásia, mitigando a volatilidade trazida pelos atuais problemas comerciais", refere a empresa alemã, em comunicado divulgado hoje de manhã na página da empresa.

Segundo este comunicado, a Siemens Gamesa fica com grande parte" das operações e respetivos ativos da empresa [Senvion], bem como toda a propriedade intelectual do grupo".

A Ria Blades assegura 1.400 postos de trabalho e começou a laborar em 2009, tendo investido por duas vezes desde essa altura na expansão da sua unidade fabril de Vagos.

Desde o início da crise, os responsáveis da Senvion garantiram repetidamente que a Ria Blades "tem um modelo de negócios fundamentalmente sólido", preconizando que não seria difícil encontrar novos donos para a empresa.

A Senvion é ainda proprietária em Portugal da Ventipower, empresa instalada na zona industrial de Oliveira de Frades.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório