Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Roubos pesam 49 mil milhões nas contas dos retalhistas europeus

O impacto da delinquência e o investimento em medidas de segurança têm um custo de 49 mil milhões de euros nas vendas dos retalhistas dos 11 países avaliados, segundo relatório 'Retail Security in Europe'.

Roubos pesam 49 mil milhões nas contas dos retalhistas europeus
Notícias ao Minuto

18:55 - 26/06/19 por Lusa

Economia Estudo

Com base nas contas do relatório da Università Cattolica del Sacro Cuore -- Transcrime e com o apoio da Checkpoint Systems, entre 2015 e 2017, a chamada perda conhecida e desconhecida, representou uma média de 1,44% das vendas das cadeias de retalho.

Se a este indicador se juntar o valor gasto em medidas de segurança e prevenção contra o furto, o impacto nas contas sobe para 2,1%.

O estudo resultou de um inquérito a retalhistas que representam cerca de 23 mil lojas da Alemanha, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Itália, Países Baixos, Polónia, Suécia, Reino Unido e Rússia. E incidiu sobre as perdas referentes a 3.500 lojas.

O comunicado das duas entidades que promovem o estudo refere que o valor apurado dos custos da delinquência corresponde à faturação total da quarta cadeia de distribuição europeia.

O documento detalha ainda que os setores mais afetados por estas perdas e obrigados a investir em segurança são a alimentação com um custo de 2,6% das vendas, seguida dos artigos têxteis (com 2,1%) e das estações de serviço.

Por categorias de produtos, o estudo revela que os cinco principais artigos furtados no retalho alimentar são as bebidas alcoólicas, queijo, carne, doces e enlatados.

No setor têxtil são os acessórios, malhas, calças e camisas. Os telemóveis e acessórios são os mais atrativos no segmento eletrónico.

Citado no comunicado, o diretor-geral da Checkpoint Systems para Espanha e Portugal, David Pérez del Pino, sublinha que é preocupante que as ações de alguns possam afetar financeiramente as empresas e os seus funcionários.

"À luz do difícil clima atual do comércio retalhista, é mais importante que nunca que se tome nota das conclusões e se adotem as medidas necessárias para reduzir as suas perdas", alerta o gestor.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório