Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

PIB britânico recuou 0,4% em abril devido a queda na produção industrial

A atividade económica no Reino Unido recuou 0,4% num mês, em abril, devido a uma queda na produção industrial, em clima de plena incerteza do 'Brexit', anunciou hoje o gabinete de estatísticas nacionais.

PIB britânico recuou 0,4% em abril devido a queda na produção industrial
Notícias ao Minuto

10:47 - 10/06/19 por Lusa

Economia Reino Unido

Esse declínio do Produto Interno Bruto (PIB) é mais severo do que o previsto pelo consenso de analistas estabelecido pela Bloomberg (-0,1%).

Trata-se do segundo recuo consecutivo da atividade, após uma queda de 0,1% em março, revelando uma desaceleração da economia após um bom começo de ano, devido à incerteza quanto à data de saída da União Europeia, inicialmente prevista para 29 de março e já adiada para 31 de outubro.

Entre os meses de fevereiro e abril, a economia britânica cresceu no seu conjunto graças ao crescimento de 0,2% no setor de serviços, da manufatura, que subiu 1,2%, e da construção, que cresceu 0,4%.

O chefe do departamento do PIB do ONS, Rob Kent-Smith, disse que, nos três meses analisados, a economia foi gravemente afetada por um fraco rendimento em abril, devido à quebra na produção automóvel e à "fraqueza" do setor da manufatura, também motivado pelo fracasso das negociações para a saída da UE.

Além do PIB mensal, o ONS divulga regularmente os dados trimestrais.

Assim, os últimos dados divulgados, a 10 de maio, relativos ao período entre janeiro e março, davam conta de um crescimento da economia britânica de 0,5%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório