Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Índice de custo do trabalho aumenta 1,0% no 1.º trimestre

O índice de custo do trabalho (ICT) aumentou 1,0% no primeiro trimestre em termos homólogos, com os valores salariais a subirem 0,7% e as outras importâncias a aumentarem 2,1%, divulgou hoje o INE.

Índice de custo do trabalho aumenta 1,0% no 1.º trimestre
Notícias ao Minuto

12:11 - 14/05/19 por Lusa

Economia INE

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), a variação homóloga do ICT de janeiro a março resultou também do efeito conjugado do acréscimo de 2,3% do custo médio por trabalhador e pelo aumento de 1,2% do número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador.

O índice de custo do trabalho (ICT) aumentou 3,0% em 2018 em termos homólogos, refere ainda o INE.

Numa análise por setores de atividade económica, o INE indica que no subgrupo relativo ao setor privado da economia se verificou, no primeiro trimestre, um decréscimo homólogo de 0,3% do ICT, enquanto "nas restantes atividades económicas, que incluem maioritariamente (mas não exclusivamente) atividades na esfera do setor público, o ICT apresentou um acréscimo homólogo de 3,7%".

Entre as atividades que abrangem, genericamente, o setor privado da economia os custos salariais diminuíram 0,4% e os outros custos subiram 0,1%, enquanto o custo médio por trabalhador aumentou 2,0% e o número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador subiu 2,3%.

Neste subgrupo, o ICT caiu 1,9% na indústria, recuou 2,5% na construção e subiu 0,6% nos serviços.

Já nas atividades na esfera do setor público, os custos salariais aumentaram 3,3% e os outros custos diminuíram 2,0%, enquanto o custo médio por trabalhador subiu 0,3% e o número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador cresceram 5,1%.

De acordo com o INE, a informação mais recente disponível relativa à variação homóloga do ICT na União Europeia refere-se ao quarto trimestre de 2018, apontando para uma evolução de 2,8%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório