Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Reestruturação dívida: FMI espera acordo entre República do Congo e China

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou hoje que tem "esperança" que a República do Congo chegue a um acordo com Pequim para restruturar a dívida, o que permitiria ao país africano ter um programa de assistência.

Reestruturação dívida: FMI espera acordo entre República do Congo e China
Notícias ao Minuto

19:40 - 07/05/19 por Lusa

Economia Christine Lagarde

"Após longos meses de discussões e negociações com as autoridades, esperamos que um acordo tenha sido alcançado entre as autoridades chinesas e congolesas para uma reestruturação da dívida", disse Christine Lagarde, à margem do Fórum de Paris, dedicado ao endividamento dos países em desenvolvimento.

Segundo Christine Lagarde, este acordo permitirá ao FMI a possibilidade de estabelecer um programa de assistência à República do Congo.

O ministro das Finanças congolês, Calixte Ganongo, que tinha planeado visitar o Fórum de Paris, acabou por desistir da sua viagem "para participar de discussões com o FMI que estão atualmente a decorrer em Brazzaville", explicou uma fonte do país africano, citada pela agência France Presse.

O programa para a República do Congo foi apresentado há mais de um ano ao conselho de administração do FMI, que ainda não o aprovou, uma vez que é necessária a reestruturação da dívida com a China, estimada em cerca de dois mil milhões de dólares (1.790 milhões de euros).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório