Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Está a pensar em comprar casa? Tome nota destes oito cuidados

Fatores como o tipo de casa, a localização e outros aspetos técnicos devem ser avaliados antes de dar o 'grande passo'.

Está a pensar em comprar casa? Tome nota destes oito cuidados
Notícias ao Minuto

07:05 - 25/04/19 por Notícias ao Minuto

Economia Imóveis

Comprar uma casa é uma decisão que deve ser ponderada e acompanhada de alguns cuidados, para que a sua decisão seja a mais acertada. Paralelamente, devem ser tidos em consideração alguns cuidados, para evitar possíveis problemas. 

"Desde avaliar a sua situação financeira a escolher o crédito à habitação que mais lhe convém, ao comprar uma casa deve ter em mente que este é um investimento com um enorme peso e, por isso, é necessário que seja bastante criterioso e exigente na sua escolha", explica o ComparaJá.

De acordo com o comparador de produtos de crédito e de telecomunicações, há oito cuidados que deve ter em consideração. Tome nota: 

  1. Avalie a sua situação financeira - "Lembre-se que, para além do dinheiro que investe na compra do imóvel, terá também de ter em consideração os gastos mensais com água, luz, gás, televisão e Internet, seguro habitação, IMI e ainda todas as despesas de alimentação e bem-estar. Um dos cuidados a ter na compra de imóveis é certificar-se que avalia bem a sua situação profissional e financeira para que tome uma decisão ponderada que não afete a sua estabilidade."
  2. Escolheu o melhor crédito à habitação? - "Se está a pensar pedir um empréstimo, deve considerar e comparar todas as ofertas das instituições financeiras para que efetue a escolha mais benéfica para si."
  3. Pondere bem sobre o tipo de casa a escolher - "Uma vez estipulado o montante disponível para investir na sua habitação, deve decidir que tipo de casa quer comprar. Será que prefere optar por um imóvel totalmente novo ou usado?"
  4. Verifique toda a documentação do imóvel - "Deve conhecer quem lhe está a vender a casa e saber se a pessoa em questão tem legitimidade para o fazer e ainda se não existem quaisquer ónus ou penhoras, arrendamento, hipotecas, usufruto associados à habitação. Pesquise, ainda, se existem dívidas de condomínio."
  5. Certifique-se que não existem ónus sobre o imóvel - "Para ficar a saber se não existem ónus financeiros ou de propriedade, deve dirigir-se à Conservatória do Registo Predial e adquirir a Certidão de Teor."
  6. Preste atenção à localização e à acessibilidade - "Sabia que o preço da água e do IMI dependem do município onde vive? É importante que se informe sobre estes valores para que não seja apanhado de surpresa na altura de pagar as contas."
  7. Não se esqueça do Certificado Energético - "É obrigatório que o vendedor lhe forneça o Certificado Energético do imóvel. Este documento é um indicador dos gastos que terá a nível de consumo de energia na sua casa para lhe proporcionar um nível de conforto aceitável. Verifique ainda a qualidade das portas, janelas, vãos e a existência de painéis solares."
  8. Aspetos técnicos do edifício também são importantes - "Caso opte por um apartamento, deve ter em consideração não só a construção e aspetos técnicos da casa, como também do próprio edifício."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório