Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Contribuintes têm de declarar contas Revolut no IRS. Eis como fazê-lo

Portugueses que tenham contas em 'bancos digitais' terão de preencher o quadro 11 do anexo J do IRS.

Contribuintes têm de declarar contas Revolut no IRS. Eis como fazê-lo
Notícias ao Minuto

15:25 - 04/04/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Impostos

Os contribuintes que tenham contas em 'bancos digitais', como o Revolut ou o N26, devem declará-las no IRS. Isto porque a lei prevê que os contribuintes residentes em território português declarem as contas que tenham no estrangeiro. Onde o devem fazer? No anexo J do IRS. 

Esta obrigação, sublinhe-se, resulta de uma "série de medidas destinadas a combater a fraude e o branqueamento de capitais, que começaram a ser criadas depois do 11 de Setembro", de acordo com um esclarecimento prestado por um fiscalista da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) ao Notícias ao Minuto.

Quer isto dizer que os contribuintes que tenham este tipo de contas, devem comunicar ao Fisco através do anexo J, designadamente no quadro 11, ainda segundo a DECO. 

A confirmação da obrigatoriedade de declarar, saliente-se, foi dada pelo Ministério das Finanças ao Dinheiro Vivo. Isto significa que os portugueses que utilizam serviços de pagamentos ou aplicações, como a Revolut, ou que têm contas em bancos digitais, como o N26, terão de declarar essa mesma existência no IRS. 

Recorde-se que o prazo para a entrega do IRS arrancou na segunda-feira e estará em curso até ao último dia do mês de junho. Até ao momento, de acordo com os números oficiais mais recentes, já foram entregues 570 mil declarações. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório