Meteorologia

  • 14 DEZEMBRO 2019
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Edição

Relatório à Caixa Geral de Depósitos foi "insuficiente" e "descuidado"

O relatório de auditoria da EY à Caixa Geral de Depósitos foi "insuficiente" e "descuidado", de acordo com o , Eduardo Paz Ferreira.

Relatório à Caixa Geral de Depósitos foi "insuficiente" e "descuidado"
Notícias ao Minuto

20:54 - 03/04/19 por Lusa

Economia Paz Ferreira

Eduardo Paz Ferreira considerou hoje no parlamento, onde está a ser ouvido numa audição da comissão de inquérito à recapitalização e gestão da CGD, que o relatório de auditoria da EY à gestão da CGD, referente ao período entre 2000 e 2015, foi "insuficiente" e "descuidado".

"O insuficiente e descuidado relatório não favorece a reconstituição dos factos e entra até numa contradição grave sobre a atuação dos órgãos de fiscalização", disse Eduardo Paz Ferreira, responsável pelo conselho fiscal da CGD entre 2007 e 2010 e da comissão de auditoria do banco entre 2011 e 2015.

O ex-responsável da Caixa disse "não perceber" a referência, no relatório da EY, a "falta de fiscalização" por parte dos órgãos responsáveis, que classificou de "declaração espantosa", uma vez que a consideração da EY vinha de "oito anexos que detetaram 150 falhas de controlo interno com diferentes graus de risco", elaborados pelos próprios órgãos de fiscalização.

Eduardo Paz Ferreira classificou a referência da EY como não contendo "datas", dizendo "não perceber o objetivo nem as razões de ser" de tal comentário.

O anterior responsável revelou ainda que apresentou um pedido à Caixa Geral de Depósitos para lhe serem fornecidos documentos que não estavam em seu poder, tendo este sido "parcialmente atendido".

O também professor universitário revelou que a CGD lhe daria "um computador e um dia" para analisar documentação.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório