Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Bruxelas revê em baixa previsões de crescimento da economia francesa

A economia francesa terá crescido 1,5% no ano passado, um recuo face aos 2,2% de 2017 e a tendência deverá manter-se este ano (1,3%), voltando a recuperar em 2020 (1,5%), segundo dados hoje divulgados por Bruxelas.

Bruxelas revê em baixa previsões de crescimento da economia francesa
Notícias ao Minuto

10:27 - 07/02/19 por Lusa

Economia Previsão

As previsões de inverno do executivo comunitário, hoje divulgadas, reveem em baixa os números que tinham sido avançados nas previsões do outono, divulgadas em novembro, e que apontavam para um crescimento de 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018, de 1,6% este ano e 1,6% em 2020.

Segundo a análise da Comissão Europeia, depois de um arranque fraco, a economia francesa acelerou durante o verão passado, apesar de menos do que o esperado.

Bruxelas assinala ainda que os protestos sociais ocorridos no final de 2018 afetaram o crescimento do PIB.

Para 2019, Bruxelas antecipa uma forte recuperação do consumo privado no primeiro trimestre, que deverá manter-se gradualmente ao longo do ano.

As medidas orçamentais, incluindo as adotadas no final de 2018, e a quebra prevista na inflação deverão sustentar a subida do poder de compra em França e, consequentemente, o consumo privado.

Nas previsões de inverno, Bruxelas avança com uma taxa de inflação de 1,4% para este ano, abaixo dos 1,7% estimados em novembro, e de 1,7% para 2020, uma subida face aos 1,6% previstos no outono.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório