Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Líder de comunidade chinesa diz que procura por Portugal "estabilizou"

O presidente da Liga dos Chineses em Portugal, Y Ping Chow, reconhece que o número de chineses que procura Portugal para viver e trabalhar estabilizou e diz que o programa Vistos Gold pode ser melhor aproveitado.

Líder de comunidade chinesa diz que procura por Portugal "estabilizou"
Notícias ao Minuto

07:12 - 07/02/19 por Lusa

Economia Y Ping Chow

Y Ping Chow diz que a comunidade chinesa em Portugal continua a crescer, mas de forma menos visível do que acontecia há alguns anos.

Em entrevista à Lusa, Y Ping diz que o programa Vistos Gold pode ser melhor aproveitado para renovar a comunidade chinesa, sobretudo se for capaz de atrair empresários com bons contactos na China.

Y Ping Chow fala ainda de um fenómeno que era pouco usual: os empresários chineses em Portugal que começam a investir na China.

"O crescimento económico da China levou alguns empresários chineses a fazer mais investimento na China do que no país para onde tinham vindo", disse o líder da comunidade chinesa em Portugal.

"Mas Portugal continua a ser um bom país para chineses", afirmou o empresário que pertence à terceira geração de chineses em Portugal e que está na região norte do país desde o início dos anos 60.

Y Ping Chow considera ainda que o programa dos Vistos Gold pode ser melhor aproveitado para aumentar a comunidade chinesa em Portugal, nomeadamente se for capaz de atrair empresários que têm bons contactos na China, que seriam capazes de trazer novas pessoas.

O empresário diz ainda que há países europeus com vistos temporários que acabam por ser mais atraentes para os empresários que, muitas vezes, não querem vir viver para a Europa, mas apenas ser capazes de entrar e sair para fazer negócio.

Para Y Ping Chow, o ensino e a divulgação da língua chinesa em Portugal podem dar um contributo relevante para tornar a China um país mais relevante para os portugueses.

"Não podemos esquecer que, dentro de alguns anos, a China será a maior potência mundial e aprender chinês será tão importante como aprender inglês", disse o empresário.

Por outro lado, diz Y Ping, o facto de os chineses em Portugal estarem cada vez mais a aprender português é igualmente um fator para uma maior abertura da comunidade, bem como para um melhor entendimento entre os dois povos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório