Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Uber suspende operações em Barcelona por causa da nova lei

Plataforma de transporte privado diz que para já vai suspender o serviço, de modo a planear o futuro da empresa na cidade espanhola.

Uber suspende operações em Barcelona por causa da nova lei
Notícias ao Minuto

09:41 - 31/01/19 por Beatriz Vasconcelos

Economia Empresas

A Uber anunciou, esta quinta-feira, que vai suspender a atividade em Barcelona, depois de ter sido aprovada uma nova legislação que coloca restrições às atividades da empresa na cidade espanhola.

A Uber operava em Barcelona através do serviço UberX, com profissionais com licença desde março do ano passado, de acordo com a agência Reuters. 

"As novas restrições aprovadas pelo Governo Catalão deixam-nos sem outra alternativa, a não ser suspender o serviço Uber X enquanto avaliamos o nosso futuro em Barcelona. O nosso compromisso passa por nos afirmarmos como um parceiro de longa duração para as cidades Espanholas e esperamos trabalhar em conjunto com o Governo Catalão e o Município de Barcelona num quadro regulatório justo para todos", disse fonte oficial da Uber em Espanha, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Já a associação que representa os operadores de plataformas como a Uber considera que o Governo catalão "cedeu à chantagem dos táxis" e que este pacote de medidas implica o fim desta atividade na cidade, de acordo com o jornal espanhol El País.

Esta decisão vem no seguimento de o Governo da Catalunha ter aprovado um conjunto de medidas para regular as plataformas de mobilidade, uma das quais prevê que os passageiros peçam uma viagem com 15 minutos de antecedência. 

Sublinhe-se também que os taxistas têm vindo a pressionar a existência de uma regulamentação para plataformas como a Uber junto do Governo, com manifestações ainda a decorrer em Madrid e em Barcelona. 

[Notícia atualizada às 15h52 com as declarações da Uber]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório