Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Brexit. Libra mostrou-se resistente, mas analistas deixam alerta

Apesar de a moeda britânica estar a recuperar, os especialistas recomendam cautela porque ainda existe muita incerteza.

Brexit. Libra mostrou-se resistente, mas analistas deixam alerta
Notícias ao Minuto

08:18 - 16/01/19 por Notícias ao Minuto

Economia Câmbio

A libra mostrou-se resistente à votação do Brexit no parlamento britânico, na terça-feira, altura em que a proposta para a saída da União Europeia (UE) da primeira-ministra, britânica Theresa May, foi chumbada por mais de 200 votos. Ainda assim, os especialistas dizem que ainda há muita incerteza e, por isso, não recomendam já a compra da moeda britânica. 

Desde 1920 que não havia uma derrota tão acentuada no parlamento britânico, de acordo com a BBC. No entanto, a libra mostrou-se resistente, tendo recuperado as perdas iniciais contra o dólar. 

No entanto, segundo a CNBC, vários especialistas alertam que a moeda pode ficar sob pressão nos próximos meses, uma vez que permanece a incerteza sobre como se vai desencadear a saída do Reino Unido da UE. 

"Consideramos que ainda há uma série de riscos lá fora. Evidentemente que a derrota da proposta de May retira uma parte da incerteza, mas ainda há muitas outras", disse Patrick Bennett, estratega do  Canadian Imperial Bank of Commerce. 

"Se olharmos para as circunstâncias que temos agora: uma moção de confiança, potencialmente um outro referendo e ainda umas eleições - nenhuma destas coisas vai ajudar a economia ou a moeda neste nível, por isso nós consideramos que a cautela é a melhor abordagem", concluiu. 

Na hora de publicação deste artigo, a libra valorizava 0,1% contra o dólar para 1,2872, ao passo que o euro desvalorizava 0,2% contra a libra para 0,8858.  

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório