Meteorologia

  • 22 NOVEMBRO 2019
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 18º

Edição

Greve do Metro do Porto desconvocada após acordo

A greve na Metro do Porto, marcada para os dias 17 e 31 de dezembro, foi desconvocada depois de a empresa ter chegado a acordo com o Sindicato dos Maquinistas de Caminho-de-Ferro, anunciou hoje aquela estrutura.

Greve do Metro do Porto desconvocada após acordo
Notícias ao Minuto

13:43 - 14/12/18 por Lusa

Economia Transportes

Em comunicado, o Smaq revela que após uma semana de contactos e negociações com a ViaPorto, e uma reunião com a Administração da Metro do Porto, as partes chegaram hoje a um acordo que "corresponde às expectativas dos trabalhadores", contemplando já em 2019, uma atualização salarial de 2,75%.

Com abrangência até 2020, o acordo contempla ainda um prémio monetário de 200 euros para 2018, que compensa os feitos retroativos; a criação de prémio de condução correspondente a 0,01 euros/quilómetro a partir da mesma data e 0,02 euros/quilómetro a partir de janeiro de 2020.

O acordo reconhece também um período de trabalho médio de 7:36, perfazendo 38 horas semanais, a partir de abril de 2019, e de 7:30 a partir de janeiro de 2020.

Consagra ainda, em 2019, uma rotação da escala de serviço com quatro períodos de trabalhos e dois de descanso.

Acordado ficou ainda a criação de um subsídio de transporte no valor de 2 euros para entradas e saídas de serviço entre as 23:00 e as 7:00, a partir de janeiro 2019, bem como, um aumento salarial igual à inflação a partir de janeiro de 2020.

Segundo o Smaq, o acordo vai ser formalizado no próximo dia 21 de dezembro.

A greve dos profissionais da ViaPorto ao serviço da Metro teve na segunda-feira uma "adesão entre os 98% e os 99%", levando a uma paralisação quase total.

Os profissionais ao serviço da Metro do Porto reclamavam uma redução do horário normal de trabalho de 40 para 35 horas, bem como a admissão de cerca de duas a três dezenas de para colmatar as horas extras pedidas aos funcionários.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório