Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Problema com orçamento italiano "não está em Bruxelas, está em Roma"

O presidente do Parlamento Europeu disse hoje que o problema com o orçamento de Itália "não está em Bruxelas, está em Roma", e que essa é a opinião "dos mercados" e "dos italianos de bom senso".

Problema com orçamento italiano "não está em Bruxelas, está em Roma"
Notícias ao Minuto

13:54 - 14/11/18 por Lusa

Economia Tajani

"O problema não é a Europa, é este orçamento do novo Governo italiano, que não vai na direção do crescimento, do apoio à indústria, da redução da pressão fiscal, do combate ao desemprego jovem, que vai contra os italianos", disse o italiano Antonio Tajani numa conferência de imprensa em Estrasburgo, França.

"O problema não é o que diz Bruxelas, é o que dizem todos os mercados, todos os investidores, todos os italianos de bom senso. Os sinais da Bolsa são absolutamente negativos e Bruxelas não tem influência sobre isso", acrescentou.

Para Tajani o objetivo fixado por Roma para um crescimento de 1,5% em 2019 "é impossível de atingir" e, "para todos" os especialistas, ele vai ser de "0,5% a 1,1%, no máximo".

O responsável europeu acusou o Governo de coligação entre a Liga (nacionalista) e o Movimento 5 Estrelas (antissistema) de adotar um discurso anti-União Europeia porque "a única via para a campanha para as europeias" é essa, dado que os partidos querem evitar falar "do conteúdo da estratégia económica".

O prazo dado a Itália pela Comissão Europeia para rever a proposta de Orçamento para 2019, que prevê um défice de 2,4% em 2019, 2,1% em 2020 e 1,8% em 2021, o que desrespeita as regras europeias, terminou à meia-noite de hoje, sem que Roma tivesse apresentado alterações, o que pode abrir caminho à imposição de sanções.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório