Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Ryanair condena adesão dos pilotos alemães à greve de sexta-feira

A Ryanair condenou hoje a adesão dos pilotos alemães à greve dos tripulantes de cabine marcada para sexta-feira, que afetará seis países europeus, incluindo Portugal, considerando que a paralisação é "desnecessária".

Ryanair condena adesão dos pilotos alemães à greve de sexta-feira
Notícias ao Minuto

13:56 - 27/09/18 por Lusa

Economia Paralisação

Em comunicado, o sindicato VC informou que a convocatória de greve abrange todos os pilotos das bases alemãs e "todos os voos que partem da Alemanha entre as 03h01 de sexta-feira até às 02h59 de sábado (horas locais) serão afetados", além de alegar que a companhia aérea irlandesa ainda não melhorou a sua oferta desde a última paralisação.

No entanto, a Ryanair contrariou hoje a posição do sindicato numa nota distribuída, na qual explica que enviou na quarta-feira a cópia de uma carta ao sindicato VC, a pedido do mesmo, depois de sete horas de negociações na terça-feira, em Frankfurt.

Nesta carta, a Ryanair refere que foi estabelecido um acordo com o sindicato VC na Alemanha para que se inicie um processo de arbitragem dentro de sete dias, apesar de o VC reivindicar 14 dias.

A companhia sugeriu uma arbitragem entre quatro a cinco semanas de negociações, enquanto o sindicato propôs cinco meses.

Além disso, menciona que convidou o sindicato VC a reunir-se na próxima quinta-feira em Dublin para finalizar os acordos.

"É profundamente dececionante que alguns dos nossos clientes e do pessoal na Alemanha tenham os seus voos interrompidos na sexta-feira por uma greve desnecessária convocada num curto espaço de tempo pelo [sindicato] VC, que é controlado pela Lufthansa", refere a companhia aérea Ryanair no comunicado.

Na nota hoje divulgada lembra também que se trata de "outro exemplo" de uma greve que "é organizada na Ryanair por um sindicato controlado por trabalhadores de companhias aéreas concorrentes".

Na quarta-feira, a companhia aérea de baixo custo Ryanair reviu em baixa o número de voos que vão ser cancelados na sexta-feira devido à greve para 150, face aos 190 inicialmente previstos.

A greve dos tripulantes de cabine afetará as bases de Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda, Itália e Alemanha, tendo os pilotos da Holanda, associados do VNV, anunciado que se juntavam também ao protesto.

A companhia aérea, que está há vários meses envolvida em disputas laborais, assegurou que enviou mensagens a todos os clientes afetados informando-os do cancelamento do seu voo, assim como das opções disponíveis.

Em causa, segundo a companhia, estão 30 mil de um total de 450 mil passageiros.

Os tripulantes têm reivindicado a aplicação das leis laborais nacionais e não as irlandesas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório