Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Arrendar só a "família tradicional com ou sem filhos". Discriminação?

Num anúncio de arrendamento, os proprietários referiam que só estavam dispostos a negociar com “uma família tradicional com ou sem filhos”. Pode considerar-se discriminação?

Arrendar só a "família tradicional com ou sem filhos". Discriminação?
Notícias ao Minuto

08:48 - 17/09/18 por Notícias ao Minuto

Economia DECO

Um anúncio de uma casa para arrendar, em Lisboa, no qual os proprietários diziam que só aceitavam negociar com uma "família tradicional com ou sem filhos" suscitou polémica nos últimos dias. A publicação em questão foi partilhada nas redes sociais e foi lançado o debate em torno da discriminação. 

Nesta senda, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), emitiu um comunicado onde esclarece que "a Constituição proíbe qualquer discriminação em função da orientação sexual".

Sobre o termo utilizado no anúncio de "família tradicional", a DECO adianta que a lei não tem uma definição: "é um conceito que tem mudado ao longo dos anos, para o qual a lei não oferece uma definição", diz a associação.

Por isso, "no caso deste anúncio, importa confirmar se a discriminação é clara, ou seja, se o anúncio trata os potenciais candidatos de forma diferenciada, com o objetivo de inferiorizar alguns", explica a DECO. 

A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) já se pronunciou, não considerando que a discriminação seja clara e inequívoca, revela a associação. "Para a Comissão, o anúncio pode ser interpretado no sentido de ser uma tentativa de evitar qualquer tipo de partilha da casa que não ocorra no contexto familiar. Nós entendemos que há margem para dúvidas", adianta a DECO. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório