Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Veja aqui quanto pouparia se fosse reposto o IVA a 6% na energia

A DECO vai entregar uma carta aberta aos partidos políticos que vão discutir o Orçamento do Estado para 2019, a solicitar a redução do IVA na energia de 23% para 6%.

Veja aqui quanto pouparia se fosse reposto o IVA a 6% na energia
Notícias ao Minuto

08:54 - 13/09/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia DECO

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) está a levar a cabo uma campanha para exigir a reposição do IVA a 6% em toda a energia. Depois de ter andado pelas ruas de Lisboa a fazer contas com os portugueses, a DECO disponibilizou uma 'calculadora virtual' que lhe diz de imediato quanto pouparia com a reposição do imposto. 

A ferramenta está disponível no site da campanha - acessível através deste link - e basta, para isso, colocar o valor médio mensal da sua fatura e identificar se mora no continente, Açores ou Madeira.

Para uma fatura de 50 euros, por exemplo, a reposição do IVA significaria uma poupança anual de 82,93 euros, de acordo com uma simulação realizada pelo Notícias ao Minuto

Em causa está uma campanha levada a cabo pela associação que defende a reposição da taxa do IVA em 6% para toda a energia, considerando que a taxa intermédia de 13% "não é suficiente" para compensar "todos os sacrifícios" dos consumidores.

A possível poupança adjacente a esta medida varia de caso para caso, uma vez que está dependente do consumo energético de cada pessoa ou família. Por este motivo, a DECO considera importante a "simulação individual". 

Quase nove mil já assinaram

A DECO vai entregar uma carta aberta aos partidos políticos que vão discutir o Orçamento do Estado para 2019, a solicitar a redução do IVA na energia de 23% para 6%. Esta carta já foi assinada por 8.945 utilizadores até à data de publicação deste artigo. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório