Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

IVA na energia. DECO vai para a rua 'fazer contas' com os portugueses

A DECO vai andar pelas ruas da capital, na quarta-feira, para ajudar os consumidores a fazerem contas sobre a possível poupança resultante da reposição da taxa de IVA de 6% para toda a energia.

IVA na energia. DECO vai para a rua 'fazer contas' com os portugueses
Notícias ao Minuto

15:57 - 11/09/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Iniciativa

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) está a organizar uma iniciativa que pretende consciencializar os consumidores para a campanha de reposição da taxa de IVA de 6% para toda a energia. A ação vai decorrer na quarta-feira, em Lisboa, e vários representantes da DECO vão ajudar os consumidores a fazerem simulações para o seu caso em particular

"O objetivo da ação passa por informar os consumidores para que tenham conhecimento da importância desta ação. Vamos estar no local com uma calculadora individual para que os consumidores saibam o impacto [da redução do IVA] no seu caso", esclareceu fonte da DECO em declarações ao Notícias ao Minuto

Em causa está uma campanha levada a cabo pela associação que defende a reposição da taxa do IVA em 6% para toda a energia, considerando que a taxa intermédia de 13% "não é suficiente" para compensar "todos os sacrifícios" dos consumidores.

Porém, a possível poupança adjacente a esta medida varia de caso para caso, uma vez que está dependente do consumo energético de cada pessoa ou família. Por este motivo, a DECO considera importante a "simulação individual". 

A mesma fonte da DECO garantiu ao Notícias ao Minuto que a 'calculadora' utilizada na ação de quarta-feira será depois disponibilizada no site da campanha - que pode consultar aqui -, para que todos os consumidores possam fazer as suas próprias simulações. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório