Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Empréstimos particulares. Conhece os riscos?

Pode parecer uma forma mais simples de garantir financiamento, mas tenha atenção aos riscos.

Empréstimos particulares. Conhece os riscos?
Notícias ao Minuto

07:44 - 07/09/18 por Notícias ao Minuto

Economia Banca

Já na reta final da crise financeira, muitas famílias recorriam a empréstimos particulares para liquidarem as suas dívidas. Porém, este método de obtenção de dinheiro "não é seguro" e há aspetos que deve saber. 

"Os empréstimos particulares são financiamentos concedidos entre particulares, ou seja, sem se recorrer a instituições financeiras. Este negócio consiste na concessão de crédito por parte de um particular a outro, sendo que estas duas pessoas definem entre si os prazos e as taxas de juro a aplicar", explica o ComparaJá.pt

As instituições financeiras autorizadas a conceder crédito estão identificadas pelo supervisor e, por isso, quando avalia uma proposta de crédito deve certificar-se que a instituição consta nessa lista. 

Depois, como não há uma regulamentação, as taxas de juro não têm limite máximo a aplicar. "Como tal, os credores particulares que pretendem financiar o montante desejado por outros consumidores podem aplicar uma taxa exorbitante, levando a que o custo final do empréstimo seja muito elevado devido ao custo dos juros", explica a plataforma. 

E há mais. Sem regulamentação também não há proteção para os clientes, o que significa que em caso de fraude, "o devedor não se conseguirá proteger através dos meios que normalmente são disponibilizados para os contratos de crédito legais", refere. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório