Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Banco Central eleva para 100% o coeficiente de caixa dos bancos

O Banco Central da Venezuela (BCV) elevou hoje de 16% para 100% o coeficiente de caixa ou valor de reservas que os bancos devem manter naquele organismo, com base nos depósitos recebidos a partir de 01 de setembro.

Banco Central eleva para 100% o coeficiente de caixa dos bancos
Notícias ao Minuto

06:26 - 04/09/18 por Lusa

Economia Venezuela

Segundo o presidente do BCV, Calixto Ortega, trata-se de "uma medida anti-inflacionária, para a estabilidade dos preços e dirigido à proteção do salário dos venezuelanos" e que tem como propósito impulsionar o sucesso do plano de recuperação económica implementado recentemente pelo Governo.

O anúncio da medida provocou reações de vários economistas e portais online especializados em economia, defendendo que esta reduzirá a capacidade dos bancos para fazer empréstimos e elevará as taxas de juros.

"A modificação tem o potencial de restringir o crédito, reduzirá os recursos disponíveis para a banca. É uma medida que incidirá sobre os custos dos bancos. Uma vez que as captações do público são a matéria-prima para conceder créditos, a capacidade de gerar ingressos diminui de maneira importante, incidindo na rentabilidade da banca", explica o portal Banca e Negócios.

Por outro lado, para o economista José Guerra é contraditório que o Governo venezuelano, por um lado, aumente o salário mínimo dos trabalhadores e ofereça bónus e que, por outro lado, restrinja a economia com esta medida, num país onde até as notas são escassas.

Segundo o economista Leonardo Buniak, o Governo venezuelano procura, com os depósitos exigidos, financiar o gasto público, subsídios e programas assistenciais.

"O Governo não para de emitir dinheiro inorgânico e isso repercute-se na estabilidade dos preços. Falamos de um 'tsunami' de hiperinflação histórico", disse aos jornalistas.

Por outro lado sublinhou que se acentuará a hiperinflação e a contração económica.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório