Ocartão de alimentação da Sodexo deixou de ser aceite em algumas redes de supermercados, como por exemplo no Lidl, tal como o Notícias ao Minuto já tinha noticiado. Em causa está o aumento dos custos cobrados aos parceiros pela Sodexo, revela a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).
Isto significa que quaquer estabelecimento comercial ou restaurante que queira aceitar um cartão de refeição "tem de pagar os custos negociados com a respetiva entidade gestora. Tratam-se de comissões cobradas por essas entidades e não pelos bancos", esclarece a DECO.
Ora, de acordo com a informação disponibilizada pela associação, os estabelecimentos que queiram utilizar os cartões de alimentação poderão ter de pagar duas vezes: "aos bancos, pela utilização do terminal de pagamento automático e às entidades gestoras dos cartões de refeições".
No caso da Sodexo, não é conhecido o valor da recente atualização dos custos cobrados aos parceiros, mas "terá sido um aumento significativo desses valores que levou a este crescente abandono da rede", afirma a DECO.