Meteorologia

  • 24 SETEMBRO 2018
Tempo
22º
MIN 18º MÁX 26º

Edição

Clima ajuda ao aumento da produção de cereais. Pomares e vinhas atrasados

As previsões agrícolas, em 31 de julho, apontam para um aumento global da produção de cereais nas próximas duas estações.

Clima ajuda ao aumento da produção de cereais. Pomares e vinhas atrasados
Notícias ao Minuto

11:14 - 20/08/18 por Notícias ao Minuto 

Economia INE

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) anunciou, esta segunda-feira, que as previsões agrícolas apontam para um aumento da produção de cereais nas próximas duas estações, em resultado das condições climatérias favoráveis. 

"Nas culturas de primavera/verão, perspetiva-se um aumento da área de milho para grão (+5%), que deverá fixar-se nos 90 mil hectares, situação que já não acontecia desde 2015. No tomate para a indústria, assinala-se um aumento da pressão das doenças criptogâmicas, nomeadamente do míldio, prevendo-se a manutenção do rendimento unitário da campanha passada. Também no arroz a produtividade deverá ser semelhante à do ano anterior. Para a batata de regadio, as colheitas já realizadas apontam para uma produtividade a rondar as 21 toneladas por hectare, 10% inferior à registada em 2017", pode ler-se no relatório do INE. 

Por outro lado, os pomares e as vinhas apresentam um atraso no ciclo vegetativo que varia, consoante as regiões, entre as duas e as três semanas. 

"Na maçã e na pera, as previsões são para reduções do rendimento unitário (-5% e -10%, respetivamente), com bastante heterogeneidade na carga de frutos dos pomares. No pêssego estima-se um aumento da produtividade de 5%. Na amêndoa as previsões apontam para uma diminuição de 20% face à campanha anterior, resultado de dificuldades na fase da floração/vingamento do fruto. Quanto à vinha, perspetiva-se que a produtividade decresça 5% face a 2017", explica o INE. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório