Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Há uma freguesia em Lisboa onde os preços das casas desceram. E no Porto?

As duas principais cidades do país registaram as taxas de crescimento mais elevadas.

Há uma freguesia em Lisboa onde os preços das casas desceram. E no Porto?
Notícias ao Minuto

12:12 - 31/07/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia INE

O mercado imobiliário continua a crescer. O preço mediano das casas vendidas em Portugal é de 950 euros por metro quadrado, sendo que Lisboa e Porto registaram as taxas de crescimento mais elevadas. Na capital, o cenário é de subida, mas Marvila segue a tendência contrária e foi a única freguesia onde os preços desceram em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Vamos por partes. Lisboa tem o preço mediano mais elevado do país: 2.581 euros por metro quadrado, uma subida de 20,4% face ao período homólogo. Por outro lado, o preço no Porto subiu mais. A invicta registou crescimento de 22,7% e, por isso, o custo por metro quadrado é de 1.379 euros.

A agência de estatísticas portuguesa disponibilizou os preços nas diferentes freguesias das áreas metropolitanas do Porto e Lisboa. Partindo do relatório 'Estatísticas de Preços da Habitação ao nível local' coloquemos de parte os locais onde o preço é mais elevado e vamos saber onde são os mais baratos.

Entre as 24 freguesias da cidade de Lisboa, Marvila, Beato, Santa Clara, Lumiar, Areeiro e Carnide registaram preços medianos e taxas de variação face ao período homólogo inferiores aos da cidade de Lisboa.

Marvila foi, aliás, a freguesia de com o menor preço mediano - 1.483 euros por metro quadrado - e a "única freguesia com uma evolução negativa do preço da habitação face ao mesmo período do ano anterior", explica o INE. 

Mais a Norte, no Porto, o cenário é semelhante, já que a tendência é de crescimento. O preço é mais baixo na freguesia de Campanhã, onde o metro quadrado custa 801 euros

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório