Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Portugal entre os 10 países europeus que mais cresceram no 1.º trimestre

Apesar de haver uma tendência de recuperação no consumo - e de a economia estar a ser estimulada pelo turismo -, os portugueses ainda têm algumas preocupações.

Portugal entre os 10 países europeus que mais cresceram no 1.º trimestre
Notícias ao Minuto

16:40 - 28/06/18 por Notícias ao Minuto

Economia Nielsen

Os indicadores económicos têm vindo a revelar uma tendência de recuperação e colocam Portugal entre os 10 países com maior crescimento em valor no primeiro trimestre, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

A conclusão é de um relatório desenvolvido pela Nielsen, o Growth Reporter, que coloca Portugal em sétimo lugar, com um crescimento em valor de 4,1%. Com um ritmo de crescimento mais acelerado estão a Turquia (15,6%), Hungria (8,3%) Polónia (4,8%), Grécia (4,6%), República Checa (4,6%) e Alemanha (4,4%).

“Esta tendência positiva demonstra claramente que o comportamento dos consumidores portugueses no que se refere ao consumo está a mudar. Estão mais confiantes e mais disponíveis para gastar dentro e fora de casa (…) por outro lado, é sabido que o dinamismo que o turismo tem trazido ao país também poderá estar a contribuir para estes resultados”, refere Ana Paula Barbosa, ‘Retailer Services Director’ da Nielsen, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Em Portugal, os maiores crescimentos em valor no primeiro trimestre foram nas categorias de Congelados (8%), Bebidas (6% as Alcoólicas e 5% as Não Alcoólicas) e Mercearia (5%). Também Lacticínios (3%) e Higiene Pessoal (1%) apresentaram crescimentos, tendo a categoria de Higiene do Lar estabilizado.

“Neste trimestre, a conveniência volta a provar a sua importância, com um crescimento da categoria dos Congelados muito acima da média dos Bens de Grande Consumo. Tal como a Nielsen tem vindo a afirmar, os consumidores portugueses procuram produtos e serviços que facilitem o seu dia-a-dia, quer através do próprio sortido como também da otimização do processo de compra”, refere Ana Paula Barbosa.

Ainda de acordo com o relatório, os consumidores portugueses também mantêm os níveis de confiança bastante elevados. Porém, ainda existem preocupações, tais como o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, seguindo-se a saúde e o emprego. Também o aumento das contas a pagar, a educação das crianças, a economia e as dívidas são outras das questões que preocupam.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório