Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

EDP Renováveis reduz Conselho de Administração

Os acionistas da EDP Renováveis vão reunir-se em assembleia-geral extraordinária na quarta-feira para eleger o Conselho de Administração para o próximo triénio, reduzido a 15 elementos, e no qual os minoritários passarão a estar representados.

EDP Renováveis reduz Conselho de Administração
Notícias ao Minuto

13:55 - 26/06/18 por Lusa

Economia Acionistas

De acordo com o comunicado da empresa liderada por Manso Neto ao mercado, a Axxion e a Massachusetts Financial Services Company constituíram um conjunto de acionistas que vai exercer o direito à nomeação proporcional de um membro do Conselho de Administração da EDP Renováveis.

A Axxion e a Massachusetts Financial Services Company afirmam ser gestores de fundos titulares de 51.583.595 ações, representando 5,913% do capital social da EDP Renováveis, detida em 82,6% pela EDP.

O primeiro ponto da ordem de trabalhos da reunião magna de quarta-feira refere a "nomeação de administradores por um conjunto de acionistas que atuam no exercício do direito de representação proporcional", indo ao encontro da pretensão dos fundos que reclamavam um lugar no Conselho de Administração da empresa.

De acordo com o comunicado ao mercado, o Conselho de Administração da EDP Renováveis passará a ter 15 membros, uma redução de face aos 17 elementos que agora o integram, sendo que os estatutos da sociedade preveem que seja composto por um mínimo de cinco e um máximo de 17.

No Conselho de Administração mantêm-se António Mexia ('chairman'), João Manso Neto (vice-'chairman' e presidente executivo), João Paulo Costeira, Duarte Bello, Miguel Angel Prado, Manuel Menéndez, Gilles August, António Nogueira Leite, Acácio Mota Piloto, Francisca Guedes de Oliveira, Allan J. Katz e Francisco Seixas da Costa.

De novo, entram duas novas mulheres - María Teresa Costa e Conceição Lucas -, elevando para três o número de administradoras, ficando a faltar o nome do administrador escolhido pelos fundos.

A EDP Renováveis é atualmente detida em 82,6% pela EDP. Ambas as empresas são alvo de ofertas públicas de aquisição (OPA) da China Three Gorges, a principal acionista do grupo EDP.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório