Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

E a cadeia de supermercados com preços mais baixos é... o Jumbo

O Jumbo é a cadeia de supermercados com os preços mais baixos entre as grandes superfícies comerciais em Portugal continental, revela um estudo da DECO PROTESTE que analisou quase 600 lojas em 70 concelhos.

E a cadeia de supermercados com preços mais baixos é... o Jumbo
Notícias ao Minuto

08:16 - 26/06/18 por Lusa

Economia DECO

Segundo o estudo, hoje divulgado, pela terceira vez consecutiva o Jumbo lidera a tabela dos preços mais baixos e a região Centro não é exceção, já que esta cadeia de supermercados aparece como melhor opção em concelhos como Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal e Viseu.

Dos 106.536 preços de 243 produtos analisados em 591 lojas de Portugal entre janeiro e março deste ano, a Deco elaborou um cabaz com produtos de marca branca (38%) e de marca de fabricante (62%), seguindo a tendência de consumo das famílias portuguesas.

No estudo divulgado, a associação fez as contas para dois perfis de consumidor - quem gasta 150 euros por mês em supermercado e quem vai até aos 400 euros - e conclui que os que mais gastam são os que mais poupam, com o valor máximo de poupança a ser conseguido em Santarém, onde tanto se podem fazer bons negócios como desperdiçar quase 590 euros/ano, no caso do carrinho com o consumo mais elevado.

No anterior estudo da DECO PROTESTE, divulgado em março, o Jumbo também liderava a lista dos supermercados com preços mais baixos.

Contudo, segundo um inquérito online incluído neste estudo, o Jumbo e o Pão de Açúcar são opção apenas para 6% dos participantes e quase metade revela escolher o Continente na hora de fazer o maior volume de compras.

"Não será, contudo, a existência de um cartão de descontos a fazer pender os pratos da balança para o Continente, já que apenas um terço dos inquiridos afirma seguir as promoções dos supermercados à risca", refere a DECO.

Atrás do Jumbo, posicionam-se as cadeias Continente e Continente Modelo, onde os preços são, em média, 2% mais caros, mas a presença territorial é muito forte em todo o País, incluindo em regiões com menos população, como o Interior, os Açores e a Madeira.

A cadeia de supermercados Pingo Doce, também muito disseminada pelo País, fecha o pódio, com um patamar de preços 6% mais elevado do que o praticado pelo líder.

As cadeias mais caras do 'ranking' da DECO são o Intermarché, o Minipreço e o Lidl, nos dois últimos casos muito por culpa dos frescos.

"Muitas vezes, carne e peixe são da responsabilidade de agentes externos à marca e têm preços mais elevados. Já nos produtos de mercearia e drogaria, melhoram bastante os resultados: o Lidl obtém inclusive uma posição ligeiramente superior à do Pingo Doce", refere o estudo.

O trabalho da DECO indica ainda que os supermercados Jumbo ganham em toda a linha, com os melhores preços para o consumidor tanto nos produtos frescos como nos congelados, assim como na mercearia e nos produtos de higiene pessoal e do lar.

O Jumbo lidera os preços baixos nas lojas físicas e é também o mais barato na Internet. Na tabela das vendas online, o Jumbo é seguido pelo Continente e na terceira posição surge o Intermarché.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório