Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 26º

"Se o País voltar a ter capacidade de investir será nas PPP"

O empresário líder da Mota-Engil, António Mota, acredita nos benefícios da Parcerias Público Privadas (PPP), considerando mesmo, em entrevista hoje publicada no Diário Económico, que “se o País voltar a ter capacidade de investir” fá-lo-á recorrendo ao modelo das PPP. Na opinião de António Mota, "o futuro vão ser as PPP".

"Se o País voltar a ter capacidade de investir será nas PPP"
Notícias ao Minuto

09:29 - 30/08/13 por Notícias Ao Minuto

Economia António Mota

“Se o País voltar a ter capacidade de investir e tiver de investir nos caminhos-de-ferro, tiver de fazer a melhoria dos portos de Lisboa, se tiver de apostar num reforço da produção energética, vai ser em PPP”. A afirmação pertence ao empresário líder da Mota-Engil, António Mota, e consta de uma entrevista hoje publicada no Diário Económico.

Questionado sobre o desequilíbrio no risco e rentabilidade que este modelo constitui actualmente para os cofres do Estado, tendo em conta as PPP que estão a ser alvo de renegociação, António Mota defende que tal só pode ser avaliado tendo em conta “o período em que vivíamos na altura”.

Por isso, o empresário não assume que algumas tenham sido ruinosas para o Estado, sustentando que até o próprio Tribunal de Contas, que apontou algumas recentemente, “também dizia que havia alguns elementos que não eram do seu conhecimento”.

Para António Mota “o problema é saber se o investimento público tinha ou não de ser feito”, lembrando que “politicamente decidiram, na altura, fazê-lo”.

Neste sentido, deixa um pedido aos políticos para que definam prioridades. “A única coisa que peço aos políticos (quem tem o poder de decisão) é que digam assim: a primeira prioridade é esta, a segunda é esta, a terceira é esta, a quarta é esta, (…) e, depois, venha quem vier, cumpre as prioridades que ali estão”, afirma.

O que não pode acontecer, defende, é que “quando muda o Governo”, mudem também “as prioridades. Isso é que está mal. Depois se a prioridade política era fazer aquilo, qual era o melhor modelo? Investimento público ou PPP”, refere o líder da Mota Engil, reforçando que “o futuro vão ser as PPP”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório