O período de entrega do Imposto do Rendimento de pessoas Singulares (IRS) começou há cerca de um mês e meio. Arrancou em força, com mais de um milhão a entregar a declaração logo na primeira semana. Esse ritmo entretanto abrandou e, agora, a cerca de duas semanas do fim da campanha ainda há quem não tenha entregue a declaração.
Se pertence a este universo, saiba que poderá entregar a declaração - obrigatoriamente, através da Internet - até ao último dia de maio. E esta é uma das grandes novidades deste ano: já não é possível proceder à entrega em papel.
Mas há mais. Por exemplo, o número de contribuintes abrangidos pelo IRS automático foi alargado o que significa que a entrega é mais fácil e o reembolso mais rápido. Porém, saiba que se não confirmar a declaração – mesmo estando abrangido pelo regime automático – receberá o reembolso mais tarde.
Pode também escolher ajudar uma entidade, entre bombeiros, associações, lares ou jardins de infância.. Através da consignação do IRS, os contribuintes podem direcionar 0,5% do IRS para uma organização.
Se precisa de ajuda para preencher a declaração, saiba também que há cerca de 1.866 locais que podem auxiliar no preenchimento do IRS, entre os quais 346 serviços de finanças, 203 espaços Cidadão (inclui também um em Paris e outro em São Paulo) e ainda 1.321 juntas de freguesia.
Outra novidade é que há uma app, que foi lançada pelo Fisco, que permite consultar quanto tem a pagar ou a receber mediante a sua situação. A plataforma chama-se ‘Situação Fiscal’ e está disponível para Android e iOS.
Já entregou a declaração?
Se por acaso entregou a declaração, mas deu conta de erros ou incorreções, saiba que pode corrigir a declaração até ao dia 31 de maio, entregando uma nova declaração que irá substituir a anterior.
Ainda não sabe onde vai investir o dinheiro que pode receber do IRS? O Notícias ao Minuto falou com António Ribeiro, economista da Proteste Investe, que destacou cinco produtos financeiros onde pode aplicar o dinheiro.
Se ao invés de receber, tem a pagar, saiba que a data limite para o pagamento do imposto é 31 de agosto, mas evite esquecimentos, pois podem resultar em coimas aplicadas pelo Fisco.