SS confirma: Abriu processo de averiguação a incêndio em lar de Mirandela

O Instituto da Segurança Social (ISS) abriu um processo de averiguação após o incêndio que deflagrou na madrugada de sábado no lar Bom Samaritano, da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, que matou seis idosos e deixou 25 feridos.

Idoso, idosos, mãos, lar de idosos, velho

© Shutter Stock

Lusa
17/08/2025 13:07 ‧ há 2 horas por Lusa

Economia

Mirandela

Em resposta enviada à Lusa, fonte oficial do ISS confirmou a notícia avançada pela RTP no sábado, afirmando que "o Centro Distrital de Bragança da Segurança Social está, em articulação com a autarquia, a autoridade de saúde e as entidades policiais, a prestar todo o apoio necessário aos idosos e famílias e acompanhou a sua transferência".

 

O instituto destacou ainda que "pelo que foi possível apurar pelos serviços, até ao momento, o estabelecimento cumpria o plano de segurança de acordo com as disposições legais e 10 minutos antes tinha sido efetuada uma visita aos quartos".

No entanto, reforçou que "está a decorrer [um] processo de averiguação", como a RTP tinha avançado, "pelo que oportunamente será prestada informação mais detalhada", acrescentou.

Do total de 25 feridos, 20 já tiveram alta hospitalar, como adiantou hoje à Lusa o provedor da instituição, Adérito Gomes. Dos cinco utentes ainda internados, um permanece nos cuidados intensivos do hospital de Bragança e quatro no hospital de Mirandela, todos vítimas da inalação de fumo, sem queimaduras.

20 idosos afetados pelo incêndio do lar de Mirandela já tiveram alta

20 idosos afetados pelo incêndio do lar de Mirandela já tiveram alta

Dos 25 feridos no incêndio que deflagrou num lar da Misericórdia de Mirandela na madrugada de sábado, 20 já tiveram alta hospitalar, disse hoje à Lusa o provedor da instituição. 

Lusa | 11:06 - 17/08/2025

O responsável estima que os quatro utentes internados em Mirandela terão alta em "um ou dois dias".

Um curto-circuito num colchão anti-escaras, elétrico, terá sido o causador de um incêndio que no sábado matou seis idosos, três carbonizados e outros três por inalação de fumo, no lar Bom Samaritano, da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela. O fogo fez 25 feridos, dos quais cinco em estado grave.

A Polícia Judiciária está a investigar o caso.

PJ investiga incêndio em lar de Mirandela que provocou seis mortes

PJ investiga incêndio em lar de Mirandela que provocou seis mortes

A Polícia Judiciária está a investigar o incêndio que ocorreu hoje de madrugada num lar da Misericórdia de Mirandela e provocou a morte de seis utentes.

Lusa | 11:45 - 16/08/2025

Leia Também: 20 idosos afetados pelo incêndio do lar de Mirandela já tiveram alta

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas