Air Canada suspende retoma dos voos anunciada para hoje

A Air Canada indicou que suspendeu os planos para retomar hoje os voos depois de o sindicato que representa 10 mil assistentes de bordo ter anunciado que iriam desafiar a ordem de regresso ao trabalho.

Greve Air Canada

© Arrush Chopra/NurPhoto via Getty Images

Lusa
17/08/2025 19:59 ‧ há 2 horas por Lusa

Economia

Air Canada

Em comunicado, a maior companhia aérea do Canadá declarou que o sindicato "ordenou ilegalmente" aos trabalhadores que "desobedecessem a uma ordem do Conselho Canadiano das Relações Industriais".

 

O conselho ordenou, após a intervenção do Governo, que os funcionários da transportadora, em greve, regressassem ao trabalho às 14h00 locais (19h00 em Lisboa).

A companhia aérea canadiana planeava retomar os voos hoje à noite, na sequência de tal ordem, mas agora só retomará na segunda-feira, segundo a agência noticiosa AP.

No sábado, o Governo canadiano forçou a transportadora e o sindicato que representa os assistentes de bordo a recorrerem à arbitragem, após uma greve que já afetava cerca de 130 mil viajantes em todo o mundo.

Além de aumentos salariais, os assistentes de bordo exigem ser remunerados pelas horas de trabalho fora dos voos, incluindo durante o embarque.

Na sexta-feira, o sindicato rejeitou o pedido da companhia aérea para entrar em arbitragem governamental alegando que eliminaria o direito de greve e permitiria que um mediador decidisse os termos de um novo contrato coletivo de trabalho.

Leia Também: Air Canada anuncia retomada de voos após intervenção do governo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas