Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

'Explosão' de Gelson Martins foi o segredo para... 'derreter' os ferros

Internacional português desempenhou um papel determinante com um golo e uma assistência na vitória do Sporting, por 2-0, sobre o Rio Ave, num jogo em que os leões acertaram por quatro vezes nos postes e na trave.

'Explosão' de Gelson Martins foi o segredo para... 'derreter' os ferros
Notícias ao Minuto

22:11 - 18/03/18 por Fábio Aguiar

Desporto Análise

O Sporting venceu este domingo o Rio Ave, por 2-0, em Alvalade, e manteve assim o terceiro lugar do campeonato, com 65 pontos, menos três do que o Benfica e menos cinco do que o líder FC Porto. Gelson Martins acabou por ser a figura do encontro, com um golo e uma assistência, num jogo marcado pela 'pontaria a mais' dos leões, que acertaram com a bola nos ferros por... quatro ocasiões.

Com Rúben Ribeiro e Piccini de volta ao onze, o Sporting cedo demonstrou a vontade de chegar ao golo, pressionando alto um Rio Ave que, mesmo apertado, nunca abdicou de sair a jogar a partir da primeira zona de construção. A primeira oportunidade de golo surgiu precisamente numa situação em que os leões subiram no terreno e motivaram uma perda de bola de Leandrinho em zona proibida, permitindo a Bas Dost aparecer na cara de Cássio. Ao contrário do que é habitual, o goleador verde e branco perdeu no duelo com o guardião brasileiro, que, de resto, viria a tornar-se uma das figuras do primeiro tempo.

Dado o primeiro aviso, o Sporting continuou a dominar o encontro e a criar situações de golo, nomeadamente por Bruno Fernandes, que à passagem dos 20' minutos, num livre direto à entrada da área, acertou com estrondo na trave. Privados de um dos 'maestros' dos Arcos, Francisco Geraldes, por estar cedido pelos leões, o Rio Ave não conseguia reagir e foi quase sem surpresa que os comandados de Jorge Jesus chegaram ao golo, após uma bela jogada ofensiva iniciada em Bruno Fernandes. O internacional português foi à linha, cruzou para Bas Dost e o gigante holandês amorteceu a bola para Gelson Martins, que, vindo de trás e depois de tirar os defesas vilacondenses do caminho, atirou para o poste mais distante de Cássio, inaugurando o marcador. Mais uma prova de influência do extremo no 'xadrez' de JJ que, além das seis assistências, contabiliza já sete golos no campeonato.

A partir daqui, assistiu-se a um verdadeiro festival que teve Cássio como personagem principal. Apesar da vantagem, o Sporting não tirou o pé do acelerador, continuou a dominar e a testar os reflexos do guarda-redes do Rio Ave, que manteve a distância mínima. Fábio Coentrão ainda acertou na trave, num cruzamento/remate, enquanto, do outro lado, Rui Patrício negou o golo a Yuri Ribeiro, naquela que foi a única grande ocasiões da equipa de Miguel Cardoso ao longo de toda a primeira parte.

Depois do intervalo, o conjunto de Alvalade manteve a estratégia, continuou a dominar e... a acertar nos ferros. À semelhança do que já tinha acontecido no primeiro tempo, Fábio Coentrão tentou o golo, mas a bola, desta vez, foi ao encontro do poste direito da baliza vilancondense. Esta parecia ser, de facto, a noite do azar para os jogadores leoninos, já que os ferros teimavam em impedir o segundo golo. Que o diga Bruno Fernandes que aos 68' viu a... quarta bola sair na direção do poste.

No entanto, aos 83' minutos, a magia de Gelson Martins acabou por... 'derreter' os ferros. Numa boa jogada individual no lado direito, o internacional português ofereceu o golo a Bas Dost e o holandês, no coração da área, cabeceou para o fundo da baliza de Cássio, arrumando com a questão do vencedor. 

FIM DO JOGO

90:00 - Vão jogar-se mais três minutos em Alvalade.

89:00 - Substituição no Sporting. Sai Fábio Coentrão e entra Wendel. 

87:00 - Última alteração ão no Rio Ave. Entra Nuno Santos para o lugar de João Novais.

85:00 - Substituição no Rio Ave. Sai Leandrinho e entra Pedro Moreira. 

83:00 - GOLOOOO DO SPORTING! Jogada de Gelson Martins pelo lado direito e Bas Dost, no coração da área, a cabecear para o segundo golo do Sporting.

80:00 - Sporting baixa agora um pouco as linhas, mas Jorge Jesus volta a pedir à equipa para subir no terreno.

75:00 - Segunda substituição no Sporting. Sai Battaglia e entra Bryan Ruiz. Bruno Fernandes recua no terreno para ocupar a vaga deixada pelo argentino. 

68:00 - Impressionante! Mais uma bola no poste! Desta vez, William Carvalho arquitetou todo o lance, serviu Bruno Fernandes, mas o camisola 8 voltou a ver a bola embater no ferro pela quarta vez no jogo.

64:00 - Substituição no Rio Ave. Sai Diego Lopes e entra Óscar Barreto.

61:00 - Substituição no Sporting. Sai Rúben Ribeiro e entra Acuña.

60:00 - Sporting perto do segundo! Novamente Gelson Martins a cruzar atrasado para onde surge Fábio Coentrão, que rematou de primeira, mas a bola voltou a embater nos ferros, desta vez no poste direito da baliza do Rio Ave. 

54:00 - Bas Dost surge em boa posição, tenta o remate, mas é apanhado em fora-de-jogo. 

51:00 - Canto para o Sporting. Bruno Fernandes cobrou para a zona de Mathieu, mas o remate do central saiu por cima.

Começou a segunda parte

Intervalo

45:00 - Mais uma defesa brilhante de Cássio, desta vez a remate de Battaglia. O guardião vilacondense começa a ser uma das figuras do encontro.

44:00 - Cássio 'voa' para impedir o grande golo de Bruno Fernandes. Belo remate do médio do Sporting e o guarda-redes brasileiro a defender para canto.

38:00 - Grande oportunidade para o Rio Ave! Remate de Yuri Ribeiro, de pé esquerdo, a bola ainda desvia em Mathieu e Rui Patrício, com uma grande defesa, evita o empate do lateral cedido aos vilacondenses pelo Benfica. 

29:00 - Hemorragia no nariz obriga Guedes a ser assistido pela equipa médica do Rio Ave. 

27:00 - Mais uma bela ocasião de golo para os leões! Fábio Coentrão, após uma bela jogada individual do lado esquerdo, tenta cruzar, mas a bola sai diretamente para a trave da baliza do Rio Ave.

24:00 - GOLOOOO DO SPORTING! Que grande jogada ofensiva dos leões! Bruno Fernandes cruzou para Bas Dost, o holandês foi excelente a amortecer a bola para Gelson Martins, que, depois de tirar os adversários da frente, colocou a bola no poste distante de Cássio.

23:00 - Remate de Gelson Martins para defesa segura de Cássio.

20:00 - Bruno Fernandes acerta na trave! Grande oportunidade para o Sporting, através de um livre direto marcado pelo português, mas a bola embate com estrondo no ferro da baliza. Cássio estava batido. Na recarga, Bas Dost cabeceou para defesa do guardião vilacondense.

19:00 - Cartão amarelo para Nadjack por falta sobre Rúben Ribeiro à entrada da área.

16:00 - Primeira tentativa do Rio Ave, mas o remate de João Novais, de muito longe, saiu por cima da baliza de Rui Patrício.

12:00 - Quase o golo do Sporting! Perda de bola em zona proibida de Leandrinho e Bas Dost, na cara de Cássio, não conseguiu inaugurar o marcador.

 10:00 - Leões tentam pressionar o Rio Ave bem alto, tentando recuperar a bola logo na primeira zona de construção dos vilacondenses.

03:00 - Primeiro ataque do Sporting. Fábio Coentrão cruza para a área, mas Cássio recolhe a bola sem dificuldades.

01:00 - Gelson Martins recebe assistência após uma entrada dura de Marcão.

INÍCIO DO JOGO!

De volta ao campeonato, após o apuramento para os quartos-de-final da Liga Europa, o Sporting recebe este domingo em Alvalade o Rio Ave, atual 5.º classificado, em partida da 27.ª jornada. Rúben Ribeiro é a grande novidade no onze de Jorge Jesus, a par de Piccini, que também volta à titularidade após lesão.

Onze do Sporting: Rui Patrício; Piccini, Mathieu, Coates e Fábio Coentrão, William Carvalho, Battaglia, Gelson Martins e Rúben Ribeiro; Bruno Fernandes e Bas Dost.

Onze do Rio Ave: Cássio; Nélson Monte, Marcão, Marcelo e Yuri Ribeiro; Pelé, Leandrinho, Diego e Nadjack; João Novais e Guedes.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório