Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Sporting-Rio Ave: Leão cansado tenta recuperar forças antes da paragem

Os verde e brancos recebem este domingo o Rio Ave, pelas 20h15, em partida a contar para a 27.ª jornada.

Sporting-Rio Ave: Leão cansado tenta recuperar forças antes da paragem
Notícias ao Minuto

08:15 - 18/03/18 por Sérgio Abrantes

Desporto Antevisão

O Sporting, que esta temporada já bateu um registo histórico em termos de número de jogos, regressa este domingo a casa onde vai receber o Rio Ave.

A formação orientada por Jorge Jesus vai jogar contra os vilacondenses no limite das 72 horas impostas pela FIFA entre partidas. Será, por isso, um leão ‘cansado’ e pressionado aquele que entrará amanhã em campo.

Com o Sporting de Braga no seu encalço e a liderança agora mais próxima, Jorge Jesus assegura que vai preparar o encontro tendo em atenção apenas a condição física dos seus atletas.

Por seu lado, Miguel Cardoso, treinador do Rio Ave, desvalorizou o facto de poder encontrar um Sporting cansado. Considerando que a sua equipa deve manter a mesma atitude, o técnico dos vilacondenses lembrou que a partida será complicada para os seus pupilos.

Fique com os pontos essenciais da antevisão dos dois treinadores e alguns factos sobre a performance recente das duas formações.

Jorge Jesus

Embate com o Rio Ave: É um adversário com uma ideia de jogo que não muda por jogar com grandes ou pequenos. É uma equipa que nos criou imensos problemas em Vila do Conde e amanhã vai causar outra vez. Têm um bom ataque posicional, o que não é normal para uma equipa que não joga para o título. Têm uma ideia de jogo muito positiva. Vamos ter alguns problemas em tentar parar esta ideia de jogo.

Chico Geraldes: Tal como o Matheus, o Chico (Francisco Geraldes) também tem jogado, mas tem umas características completamente diferentes do Matheus. Temos estado atentos a todos os jogos. Ele tem vindo a evoluir. Com os jogos competitivos consegue isso. Como todos os jogadores emprestados, no princípio da época têm de vir à equipa mãe para depois tomar decisões.

Foco no campeonato?: Não há mudança nenhuma. O Sporting está a discutir todas as competições em que está inserido. Um título já foi decidido. Os que estão por discutir, o Sporting está a discuti-los. Portanto, é jogo a jogo. Os que estiverem melhor amanhã serão os que serão lançados. Posso ter uma ideia de que um jogador é melhor para este jogo, mas que fisicamente não está em condições. Aí tenho de tomar opções. O treino de hoje é o primeiro desde que voltámos da República Checa. Ainda nem cumprimos as 72 horas. Vamos  enquadrar-nos dentro da nossa experiência. 

Miguel Cardoso

Embates com ‘grandes’: Vai ser um Rio ave igual a si mesmo. Jogamos mais vezes com os grandes e saímo-nos bem principalmente no nosso Estádio e temos uma regularidade comportamental que iremos manter em Alvalade. Se formos iguais a nós próprios e levarmos ao limite a competência tanto individual como coletiva poderemos obstar a um poderio brutal como equipa, como é a do Sporting neste momento

Cansaço do Sporting (jogo a meio da semana): Penso que não haverá vantagem. Uma equipa como o Sporting, e eu já lá estive, tem argumentos. Os jogadores poderão ser `agredidos` pelo jogo, mas que são robustos tanto física como mentalmente e daí não penso termos qualquer vantagem nesse aspeto. Como disse Jorge Jesus, está a competir em todas as frentes, essa é a maior motivação que uma equipa pode ter. Agora compete-nos a nós contrariar essa poderio e motivação dos jogadores do Sporting. Temos que fazer um jogo de intensidade com bola e sem ela. Temos que ser competentes, mas competindo. Isso é que é importante

Último onze do Sporting: Rui Patrício; Battaglia, Coates, Mathieu e Bruno César; Gelson, William, Misic e Bryan Ruiz; Rúben Ribeiro e Montero.

Último onze do Rio Ave: Cássio, Lionn, Marcelo. Nélson Monte e Yuri Ribeiro; Pelé, Tarantini e João Novais; Gabrielzinho, Barreto e Guedes.

Maior vitória no campeonato:

Sporting-Marítimo: 5-0

Rio Ave-Paços de Ferreira: 4-2

Derrota mais pesada no campeonato:

Estoril-Sporting: 2-0

FC Porto-Rio Ave: 5-0

Forma Sporting: V-D-V-V-V

Chaves: 2-1

FC Porto: 1-2

Moreirense: 1-0

Tondela: 2-1

Feirense: 2-0

Forma Rio Ave: V-D-E-D-V

Feirense: 2-1

Vit. Setúbal: 0-1

Desp. Aves: 0-0

FC Porto: 5-0

Marítimo: 3-0

Castigados e lesionados Sporting:

Rafael Leão, Bruno César, Podence e Doumbia (lesionados)

Castigados e lesionados Rio Ave:

Francisco Geraldes Gelson Dala (emprestados), Tarantini (castigado), Lionn (lesionado)

Jogador em destaque:

Bas Dost: Regressado de lesão contraída em finais de fevereiro, o avançado holandês voltou a ser determinante para o campeonato na última partida dos leões. Jogou 34 minutos de um jogo perfeitamente bloqueado e só depois da sua entrada a equipa leonina conseguiu marcar golos. Apontou dois e deixou boas indicações.

Guedes: Uma das unidades mais determinantes do Rio Ave, o avançado fez golo na última jornada quando a sua equipa perdia por 1-0. Foi o seu pontapé na monotonia que tirou os vilacondenses da rota dos maus resultados. Será uma unidade a ter atenção por parte da defensiva leonina.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório