Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Magia de Lionel Messi resolve Clássico de emoções fortes

Esta domingo, o Barcelona venceu em casa o Atlético de Madrid por 1-0 e tem agora mais oito pontos que o segundo classificado.

Magia de Lionel Messi resolve Clássico de emoções fortes
Notícias ao Minuto

17:06 - 04/03/18 por Ricardo Santos Fernandes e Luís Alexandre

Desporto Análise

Este domingo foi dia de Clássico na Liga, entre Barcelona e Atlético de Madrid, numa partida que era de grande importância para os colchoneros – pois em caso de triunfo ficaria a apenas dois pontos do rival catalão.

Porém, o Barcelona foi mais forte ao longo do encontro e venceu o clube da capital espanhola por 1-0, golo do suspeito do costume… Lionel Messi.

O conjunto blaugrana entrou dentro de campo com a lição estudada, apostando numa pressão acutilante e, como sempre, num meio-campo bastante dinâmico – que foi uma autêntica dor de cabeça para os colchoneros.

Do outro lado tivemos um Atlético Madrid defensivo, a jogar num bloco baixo e compacto… foi uma autêntica ‘muralha’ para os atacantes culés, muito difícil de penetrar.

Devido à importância que foi dada ao eixo defensivo, a equipa de Diego Simeone perdeu expressão ofensiva – não houve um único remate em direção da baliza de Ter Stegen em toda a primeira parte.

Os únicos lances de perigo surgiram do Barcelona e, na maior parte das vezes, graças ao momentos de génio de Lionel Messi – em segundos, o internacional argentino consegue ‘tirar um coelho da cartola’ e fazer magia.

Apesar de toda qualidade da frente de ataque dos culés, a defesa do Atlético de Madrid estava atenta e conseguiu neutralizar as ofensivas da equipa da casa.

Todavia, para mal de Diego Simeone, Messi estava em campo e, através de um livre direto, disparou para o primeiro golo da partida, sem qualquer hipótese para Oblak. Estava feito assim o 1-0 aos 25 minutos de jogo.

Passados 10 minutos, Valverde recebeu uma má notícia… Iniesta lesionou-se e obrigou a entrada de André Gomes no duelo. Com esta mexida, a equipa perdeu alguma intensidade e especialmente qualidade de passe.

Após o tento sofrido, o Atlético de Madrid tentou reagir mas não conseguiu aproximar-se da área adversária nos primeiros 45 minutos. O árbitro apitou para o intervalo e o conjunto oriundo de Madrid partiu para o descanso com a ideia de que era preciso mudar alguma coisa no ataque.

No segundo tempo, os colchoneros entraram na partida de cara lavada. O treinador do Atlético decidiu subir o bloco da equipa e passar a pressionar o Barcelona logo na grande área de Ter Stegen.

Com a nova opção tática dos forasteiros, a formação blaugrana procurou explorar as costas dos defesas do Atlético de Madrid, mas devido à forte pressão incutida, a equipa de Valverde não conseguia chegar com com perigo à baliza adversária.

Nos últimos 25 minutos, o técnico argentino quis meter a carne toda no assadora e decidiu trocar laterais por extremos e subiu os dois médios defensivos, tentando tomar o domínio do setor intermédio.

A ambição foi muita, mas os esforços de Simeone foram em vão… a equipa acabou por perder o encontro e vê agora o Barcelona a oito pontos de vantagem, sendo que a luta pelo título está cada vez mais longínqua.

90+3': Final do encontro

90': O árbitro dá mais três minutos de jogo.

80': Grande jogada de Coutinho, entrando pela esquerda, fintou dois jogadores mas acabou caído na área adversária. O jogador ficou a pedir penálti.

75': Suárez coloca a bola dentro da baliza de Oblak mas o jogador estava em fora-de-jogo.

70': Amarelo Para Rakitic. Falta do croata sobre Diego Costa.

68': Canto para Philipp Coutinho, mas o esférico caiu nas mãos de Oblak.

59': Substituição no Atlético: Entra Correa por Vrsaljko.

 52': Falta de Gabi sobre Sergi Roberto no meio-campo.

50': Primeiro remate do Atlético Madrid em direção da baliza de Ter Stegen.

47': Nesta segunda parte a equipa do Atlético de Madrid está mais subida, Diego Simeone subiu o bloco. 

46': Retomado o encontro no mítico Camp Nou

45': O árbitro apita para o intervalo. Uma primeira parte que ficou  marcada pelo domínio blaugrana. 

42': O Atlético de Madrid tenta reagir ao golo sofrido e tem tentado sair a jogar para o ataque. 

37': Coutinho em destaque. O brasileiro recebeu a bola no pulmão da área adversária e rematou com força para a defesa fácil de Oblak.

35': Devido a lesão, Iniesta é obrigado a sair. Entrada de André Gomes para o lugar do espanhol. 

32': Amarelo para Vrsaljko, devido a falta sobre Luis Suárez.

29': Amarelo para Messi. Entrada dura do internacional argentino sobre Filipe Luis. 

25': Livre perigoso para o Barcelona e golo de Messi! O astro argentino partiu para a bola e rematou com classe para o fundo da baliza. Um excelente momento do jogador.

21': Excelente individualidade de Messi! O astro argentino 'dançou' entre três jogadores do Atlético e rematou para defesa de Oblak

17': Fora de jogo para Diego Costa que recebeu um passe largo de Filipe Luis.

15': No primeiro quarto de hora, o Barcelona tem dominado o encontro mas a 'muralha' dos colchoneros tem sido impenetrável. 

12': Messi partiu para a bola e... dispara contra a barreira.

11': Gabi faz falta sobre Suárez e há livre perigoso para o Barcelona! A milímetros da grande área dos colchoneros.

9': O Barcelona tem sentido alguma dificuldade em chegar com perigo à baliza de Oblak. O Atlético de Madrid está com um bloco defensivo consistente, quase impenetrável. 

5': Primeiro remate de Barcelona à baliza. Iniesta dispara em direção da baliza adversária mas a bola bate num defesa. 

4': Barcelona aposta numa pressão alta sobre os pupilos de Diego Simeones, tentando encurtar as linhas de passe do adversário.

1': O árbitro apita para o início da partida.

_______________________________________________________________________________

‘Onze’ do Atlético de Madrid: Oblak; Vrsaljko, Giménez, Godín, Filipe Luis; Thomas, Gabi, Koke, Saúl; Griezmann e Diego Costa.

‘Onze’ do Barcelona: Ter Stegen; Sergi Roberto, Piqué, Umtiti, Jordi Alba; Busquets, Rakitic, Iniesta, Coutinho; Messi e Luis Suárez.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório