Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
30º
MIN 17º MÁX 30º

Jesus vs. Conceição: A pressão leonina e as (poucas) surpresas do dragão

Fique com a antevisão ao Clássico feita pelos treinadores de Sporting e FC Porto.

Jesus vs. Conceição: A pressão leonina e as (poucas) surpresas do dragão
Notícias ao Minuto

08:30 - 02/03/18 por Ruben Valente

Desporto Antevisão

É dia de Clássico. FC Porto e Sporting defrontam-se esta sexta-feira no Estádio do Dragão, a partir das 20h30, num jogo a contar para a 25.ª jornada da Liga. Com cinco pontos de vantagem sobre os rivais, o FC Porto, até pelo facto de jogar em casa, parte, inevitavelmente, para este jogo com uma menor pressão que o Sporting. 

Em caso de derrota, os leões têm mais a perder do que o FC Porto. Se os comandados de Jesus saírem do Dragão com um desaire, ficam a oito pontos de distância da liderança. Ficam a faltar 27 pontos para disputar, mas como o próprio Jorge Jesus referiu... o título ficará mais difícil.

Quem também olha com especial atenção para o Clássico de hoje é o... Benfica. O clube encarnado segue no campeonato com os mesmos pontos que o Sporting e vai, com certeza, ver algum rival, ou mesmo ambos, perder pontos.

Sérgio Conceição foi o primeiro a fazer a antevisão desta partida e focou-se na consistência defensiva da sua equipa, nas ausências que vão impedir surpresas e na possibilidade de Gelson Martins ir a jogo.

O técnico dos dragões salientou que “a fase defensiva está associada ao processo ofensivo” e que essa “é a base” da sua equipa. Com muitas ausências – Ricardo, Alex Telles, Danilo, Aboubakar e Soares -, Conceição acrescentou que não será capaz de surpreender o Sporting e afirmou que “se o Gelson jogar, o FC Porto estará pronto para recebê-lo”.

Consistência defensiva: "No futebol temos como um dos princípios da equipa a tal consistência defensiva. É a nossa base. A fase defensiva está associada ao processo ofensivo. Mas atenção que não quer dizer que vamos jogar baixo no terreno".

Surpresas no Clássico: "Eu não gosto de surpresas, eu tento de certa forma ver quais são os jogadores que estão mais aptos para os jogos. Contudo, também penso que não muito para surpreender, devido às lesões".

Gelson ir a jogo: "É uma mais-valia para o Sporting sem dúvida, tal como outros jogadores.. Se o Gelson jogar cá estaremos para recebê-lo, não tenho problema nenhum. O Sporting vai entrar com 11 e cá estaremos para recebê-los".

Quanto a Jorge Jesus, o técnico do Sporting destacou a pressão que o Sporting tem, por estar a cinco pontos do seu rival, as dúvidas que ainda permanecem no estado físico dos seus jogadores e o recurso que poderá fazer Gelson Martins jogar no Dragão.

Em caso de derrota do Sporting, Jesus admitiu que o campeonato fica “difícil”, mas sublinha que “no futebol tudo é possível”. O técnico referiu ainda que só perto da hora do jogo saberá quem vai lançar no onze titular e no recurso do Gelson, Jesus garantiu que “há outra componente que os serviços jurídicos do Sporting estão atentos”, deixando em aberto a possibilidade do jovem extremo ir a jogo.

Derrota no Dragão: "Passando de cinco para oito pontos, é diferente. Mas não penso assim. Depois deste jogo passarão a faltar nove jornadas, 27 pontos. Claro que é difícil, mas no futebol tudo é possível.

Dúvidas: "Temos a possibilidade do treino de amanhã [hoje], se não estiver a chover muito, tirar as últimas conclusões. Não treinámos, recuperámos ontem. Os jogadores que tiveram o surto de gripe não treinaram. Clinicamente, estão bem. Agora, claro que estarão convocados. Temos muitas horas até ao jogo, vamos aguardar para decidir o ‘onze’".

Gelson Martins: "É um facto que os serviços contenciosos do Sporting abordaram o tema. A decisão está lá, não temos dúvidas de que pode levar um jogo. Há outra componente que os serviços jurídicos do Sporting estão atentos. Há uma percentagem que pode ser factual".

Último onze do FC Porto: Casillas; Diogo Dalot, Marcano, Felipe, Ricardo Pereira; Sérgio Oliveira, Herrera, Otávio, Maxi Pereira, Marega e Soares.

Último onze do Sporting: Rui Patrício, Battaglia, Coates, André Pinto, Acuña, Petrovic, Bruno Fernandes, Bryan Ruiz, Gelson Martins, Montero e Doumbia.

Maior vitória no campeonato:

  • FC Porto 6-1 Paços de Ferreira (Jornada 9)
  • Sporting 5-0 Marítimo (Jornada 17)

Derrota mais pesada no campeonato:

  • FC Porto ainda não perdeu
  • Estoril 2-0 Sporting (Jornada 21)

Forma do FC Porto: V-V-V-D-V

Portimonense 1-5 FC Porto

Estoril 1-3 FC Porto

FC Porto 5-0 Rio Ave

FC Porto 0-5 Liverpool

Chaves 0-4 FC Porto

Forma Sporting: V-E-V-V-V

Sporting 1-0 Moreirense 

Sporting 3-3 Astana

Tondela 1-2 Sporting

Astana 1-3 Sporting

Sporting 2-0 Feirense

Castigados e lesionados FC Porto: Ricardo (microrrotura na face posterior da coxa esquerda), Alex Telles (entorse de grau um no joelho esquerdo), Danilo (rotura muscular), Aboubakar (lesão muscular) e Soares (lesão na coxa esquerda).

Castigados e lesionados Sporting: Gelson (castigado), Piccini (lesão muscular) e Bas Dost (lesão muscular coxa direita).

Jogador em destaque no último jogo:

Soares (FC Porto): Depois de ter estado praticamente de malas feitas para sair do Dragão, o avançado aproveitou uma lesão de Aboubakar para marcar uma posição junto de Sérgio Conceição. Com golos atrás de golos, o brasileiro é neste momento um dos atletas em melhor forma no plantel azul e branco.

Gelson Martins (Sporting): Após uma situação de algum desgaste físico, que culminou com uma lesão, o extremo leonino tem conseguido voltar, a espaços, ao seu melhor futebol. Unidade desequilibradora no desenho tático de Jorge Jesus, o extremo poderá ter de assistir ao jogo na bancada. É que na última vitória dos leões tirou a camisola, recebeu o segundo amarelo, e ficou fora do Clássico... até ser avaliado novo recurso.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório