A noite de sábado foi histórica para Portugal e para o futsal. Pela primeira vez na história, a seleção nacional conquistou o título de campeã da Europa depois de bater a rival Espanha (3-2), num jogo que apenas ficou resolvido no prolongamento.
Ao estilo do que se passou com Cristiano Ronaldo na final do Euro 2016, os portugueses ainda perderam o seu craque maior, Ricardinho (eleito melhor jogador do torneio), por lesão no prolongamento. E souberam reagir.
Depois de um jogo eletrizante e em que Portugal até esteve em desvantagem até bem perto do final do tempo regulamentar, eis que Bruno Coelho - o herói dos heróis - mudou o rumo e a história do jogo.
Primeiro ao empatar a partida, e depois ao marcar o terceiro golo de Portugal, já quando se disputava o prolongamento. No final, foram mesmo os portugueses quem levantaram o troféu, deixando a Europa - e o mundo do futsal - rendidos pela forma como lutaram do primeiro ao último minuto. Pela forma como as adversidades do jogo foram ultrapassadas. Pela forma como acreditaram que aquela era a noite de Portugal.
E foi mesmo. Portugal destronou precisamente a Espanha, a potência europeia da modalidade, e junta-se assim ao restrito lote de seleções que contam com o título de campeão da Europa, algo que pertencerá a Portugal pelo menos nos próximos quatro anos.
Scenes as @selecaoportugal become #FutsalEURO champions! pic.twitter.com/xxc509aDck
— UEFA Futsal (@UEFAFutsal) 11 de fevereiro de 2018
Festa prolonga-se com o regresso à hora de almoço
A festa começou na Eslovénia, mas só este domingo é que os protagonistas chegam a Portugal. Quando o relógio marcar as 13h20, a seleção nacional estará a aterrar no Aeroporto Humberto Delgado. Logo de seguida, a comitiva portuguesa seguirá para a Cidade do Futebol. Mais tarde, pelas 15 horas, a seleção nacional será recebida pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.
Mensagens de felicitação chegam de todo o lado
Um pouco por todo o mundo, surgem felicitações dirigidas à Seleção Nacional. Nomeadamente por parte dos portugueses que se encontram pelo mundo fora. Cristiano Ronaldo, jogador do Real Madrid e capitão da seleção nacional de futebol, não demorou em felicitar os compatriotas.
"Campeões da Europa de Futsal!! Parabéns malta, parabéns Portugal!!", felicitou CR7 nas redes sociais.
Também Vítor Oliveira e Rui Vitória, técnicos do Portimonense e Benfica respetivamente, não perderam a oportunidade de felicitar a seleção nacional. Os dois treinadores defrontaram-se na noite de sábado, num horário que coincidiu com a final na Eslovénia, e no final não esconderam a satisfação pela conquista nacional.
"Um país tão pequeno e ser campeão europeu de futebol e de futsal praticamente num ano dá que pensar. Todos nós devemos sentir muito orgulho", atirou Rui Vitória.
"Um forte abraço de parabéns a todos pelo desenvolvimento galopante que o futsal tem tido e chegar a campeão europeu é fantástico", frisou Vítor Oliveira.
Mas não foram os únicos. De Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, ao Sporting de Braga, sem esquecer os portugueses José Fonte ou Cédric Soares, todos manifestaram o agrado pela conquista de Portugal. O país e o futsal estão de mãos dadas e tudo começou na Eslovénia.