Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Tiro do Pistolas salva a águia de... 'cair' no Restelo

Avançado brasileiro marcou de livre direto no último lance da partida e evitou a derrota encarnada.

Tiro do Pistolas salva a águia de... 'cair' no Restelo
Notícias ao Minuto

23:02 - 29/01/18 por Fábio Aguiar

Desporto 20.ª Jornada

O Benfica empatou esta segunda-feira no Restelo, frente ao Belenenses, e viu assim interrompida uma série de três triunfos consecutivos no campeonato. No entanto, o resultado acabou por ser um mal menor, já que foi Jonas, no último lance do encontro, a evitar a derrota. De livre direto, o Pistolas desferiu um tiro para o fundo das redes da baliza dos azuis e anulou o golo de Nathan, aos 86'.

Com João Carvalho no lugar do lesionado Krovinovic, o Benfica entrou pressionante, com as linhas subidas e uma equipa compacta, à procura do erro adversário. A estratégia até funcionou nos primeiros minutos, até porque essa vontade inicial dos encarnados não conseguiu inibir os azuis de tentarem sempre sair a jogar desde a primeira fase de construção. Erraram passes, perderam várias bolas, é certo, mas conseguiram controlar as operações, evitar que os comandados de Rui Vitória conseguissem criar perigo e até chegar perto da baliza de Bruno Varela. Fililpe Chaby foi o primeiro a testar a atenção do guarda-redes das águias, Maurides seguiu-lhe as pisadas por duas vezes, mas em ambas a bola saiu por cima.

Sempre com muitas dificuldades para entrar na 'teia' montada por Silas, o Benfica tentava, maioritariamente por Cervi, criar situações de finalização para Jonas, mas nem o brasileiro conseguiu assustar Filipe Mendes durante o primeiro tempo. Aliás, só Salvio, num remate de 'ressaca', obrigou o guardião do Belenenses a ir ao chão para defender uma bola rasteira.

No segundo tempo, o Benfica entrou com outra atitude e cedo ameaçou o golo. João Carvalho atirou forte, cruzado, mas Filipe Mendes voltou a dizer 'presente'. À procura do golo, Rui Vitória lançou Zivkovic, precisamente para o lugar do camisola 90', e foi o próprio sérvio a criar uma nova situação de golo, igualmente parada pelo guardião dos da casa. Contudo, a grande oportunidade de golo surgiu aos 71 minutos, altura em que Gonçalo Silva derrubou Cervi dentro da área. Bruno Paixão não teve dúvidas, apontou para a marca dos 11 metros, mas Jonas, contrariamente ao que é costume, permitiu a defesa de Filipe Mendes.

Um lance que gelou os adeptos encarnados, que pouco depois quase foram ao desespero com mais um falhanço escandaloso, desta vez com Cervi como protagonista. O extremo argentino surgiu isolado, só com o guardião do Belenenses pela frente e, de pé esquerdo, atirou... por cima. Pecados que sairam caros às águias, pois, já com Jiménez e Seferovic em campo, seria o Belenenses adiantar-se no marcador. Silas lançou Nathan na partida e ganhou a aposta.

Aos 86 minutos, o camisola 19 'sacou' um coelho da cartola e com um remate cruzado, extremamente bem colocado, bateu Varela despertou uma explosão de alegria nos adeptos do Belenenses. Até ao final, o Benfica bem tentou chegar ao empate e só o conseguiu no último lance da partida. Num livre à entrada da área, Jonas, com um verdadeiro míssil, assinou o 24.º golo na liga e evitou a águia de... 'cair' no Restelo. 

95:00 - GOLOOOOO DO BENFICA! Jonas marca de livre direto.

95:00 - É a última oportunidade para o Benfica. Livre perigoso à entrada da área. 

93:00 - É o esforço final do Benfica à procura do empate.

90:00 - Vão jogar-se mais 5 minutos de compensação.

86:00 - GOLOOOOO DO BELENENSES!!! É um grande remate de Nathan, em arco, a bater Bruno Varela e a lançar os adeptos dos azuis numa verdadeira explosão de alegria. 

85:00 - É o tudo por tudo de Rui Vitória. Sai Cervi e entra Seferovic.

79:00 - Dupla substituição no Belenenses. Sai Pereirinha e entra André Geraldes; sai Diogo Viana e entra Nathan.

78:00 - Que oportunidade para Jonas! Cruzamento teleguiado de Grimaldo e o avançado brasileiro cabeceia por cima.

77:00 - Cartão amarelo para Tiago Caeiro.

76:00 - FALHANÇO ESCANDALOSO DE CERVI. O argentino surge isolado, na cara de Filipe Mendes, mas atira por cima.

75:00 - Rui Vitória também mexe. Lança Raúl Jiménez no lugar de Salvio. Zivkovic descai para a ala e o mexicano junta-se a Jonas na frente.

75:00 - Alteração no Belenenses. Sai Maurides e entra Tiago Caeiro.

 71:00 - JONAS FALHA O PENÁLTI!! O brasileiro atirou para o lado esquerdo de Filipe Mendes, mas o guarda-redes do Belenenses adivinhou o lado e segurou o nulo no Restelo.

70:00 - Penálti para o Benfica! Cervi é derrubado dentro da grande área. Bruno Paixão aponta para a marca dos 11 metros.

67:00 - Reação imediata do Belenenses. Remate de meia distância de André Sousa ao lado da baliza encarnada.

66:00 - De novo o Benfica perto do golo! Cruzamento de André Almeida, mas Salvio chegou centímetros atrasado ao desvio.

62:00 - Boa defesa de Filipe Mendes. Zivkovic entrou e já ameaçou o golo. Remate de pé esquerdo à figura do guardião do Belenenses.

61:00 - Substituição no Benfica. Sai João Carvalho e entra Zivkovic. 

59:00 - Cartão amarelo para Yebda.

59:00 - Remate de João Carvalho por cima da trave da baliza dos azuis. 

55:00 - Pressiona o Benfica junto da área do Belenenses. Primeiro, Gonçalo Silva tira o 'pão da boca' a Cervi e, depois, Pizzi não encontra ninguém na área para fazer o desvio.

48:00 - Responde o Belenenses! Sasso, na sequência de um canto, a cabecear com muito perigo por cima da baliza de Varela.

46:00 - Grande oportunidade para o Benfica! João Carvalho, com um remate cruzado, a ter a grande chance das águias, mas o guardião Filipe Mendes estava no caminho da bola.

COMEÇA A SEGUNDA PARTE!

INTERVALO

43:00 - É Grimaldo a bater, mas o pontapé sai por cima.

42:00 - Livre perigoso para o conjunto encarnado à entrada a área!

39:00 - Melhor situaçao do Benfica neste primeiro tempo! Remate de 'ressaca' de Salvio, mas Filipe Mendes, atento, manteve o nulo. 

34:00 - Novamente o Belenenses a ameaçar. Desta vez foi André Sousa a cabecear por cima da baliza encarnada.

33:00 - Desentendimento entre Diogo Viana e Salvio. Bruno Paixão mostra cartão amarelo aos dois jogadores.

31:00 - Boa possibilidade para Jonas, após uma jogada individual de Cervi, mas o remate do brasileiro bate em Gonçalo Silva.

27:00 - Tenta responder o Benfica, mas André Almeida atira por cima. Novo canto para as águias.

24:00 - Remate de Maurides por cima da baliza de Varela, a bola ainda desvia em Grimaldo e é canto para o Belenenses.

20:00 - Primeiros 20 minutos de jogo ainda sem oportunidades de golo. O Belenenses demonstra não ter medo de ter bola, tenta construir jogo, mas a pressão do Benfica, logo em zona defensiva dos azuis, tem dificultado a tarefa à equipa de Silas. 

15:00 - Primeiro pontapé de canto do jogo. É para o Benfica. Vai cobrar Pizzi no lado direito. 

12:00 - Remate de Salvio por cima da baliza à guarda de Filipe Mendes.

10:00 - Perigo junto à área azul! Toque de magia de João Carvalho, a colocar a bola de calcanhar à mercê de Cervi, mas o remate do argentino esbarrou na defensiva do Belenenses. 

06:00 - Livre para o Benfica, descaído para o lado esquerdo, Pizzi coloca na área, mas o juiz da partida marca falta na favor dos azuis.

04:00 - Primeiro remate do jogo e é para o Belenenses. Jogada de Diogo Viana e Filipe Chaby a obrigar Bruno Varela à primeira defesa da noite.

01:00 - Benfica entra muito pressionante no Restelo, com João Carvalho a posicionar-se nas costas de Jonas.

INÍCIO DA PARTIDA!

Onze do Belenenses: Filipe Mendes, Florent, Vicent Sasso, Gonçalo Silva, Pereirinha, Filipe Chaby, André Sousa, Hassan Yebda, Diogo Viana, Maurides e Fredy.

Onze do Benfica: Bruno Varela, André Almeida, Ruben Dias, Jardel, Grimaldo, Fejsa, João Carvalho, Pizzi, Cervi, Salvio e Jonas

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório