Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Europa garantida: Sporting triunfa em Alvalade e mantém sonho Champions

Golos de Bas Dost (2) e Bruno César permitiram ao Sporting vencer o Olympiakos por 3-1. A continuidade nas competições europeias está garantida e ainda há possibilidade de chegar aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Europa garantida: Sporting triunfa em Alvalade e mantém sonho Champions
Notícias ao Minuto

21:37 - 22/11/17 por Ruben Valente

Desporto Direto

Resumo: O Sporting recebeu esta quarta-feira o Olympiacos e com um triunfo por 3-1 garantiu o bilhete para continuar na Europa. A Liga Europa já não foge à equipa leonina, que ainda tem possibilidades de chegar aos ‘oitavos’ da Champions.

Foi com todo o fulgor que a formação verde e branca entrou na partida. Logo ao minuto 2, André Pinto viu o seu remate esbarrar em cheio no poste. Na recarga, com tudo para fazer o golo, Bas Dost desperdiça clamorosamente. Mas o momento de glória do holandês ainda estava para vir…

Jorge Jesus apostou no trio que regressou esta quarta-feira aos relvados – Piccini, Mathieu e William – e deu-se bem. Os leões apresentaram um jogo fluído, dominador e o golo esteve sempre à vista. No entanto, demorou 40 minutos a aparecer.

Quatro minutos, dois golos

Gelson, na direita, cruzou rasteiro para Bas Dost, que sem grande oposição fez o primeiro da partida. Um golo à beira do intervalo, mas o resultado não viria a ficar por aqui, antes do recolher aos balneários.

Três minutos mais tarde, Bruno César ampliou a vantagem leonina, com um bom remate após ter ganho o seu espaço dentro da área da formação grega. O Olympiacos foi para o intervalo a perder por 0-2, apesar de até ao minuto 40 estar bem no jogo. A equipa helénica nunca se encostou e procurou sempre terrenos ofensivos.

Quanto ao segundo tempo acabou por ser mais monótono, por força do resultado, mas também por culpa do Olympiacos. A formação grega nunca se conseguiu impor e, portanto, foi fácil para o Sporting ir gerindo a vantagem que trouxe dos primeiros 45 minutos.

Bas Dost voltou a marcar e os gregos ainda tiveram tempo de fazer uma ‘graçola’

Aliás, se houve equipa a procurar o golo, essa equipa foi o Sporting. E acabou por ser recompensado… Aos 66 minutos, Bas Dost bisou, de cabeça, dando assim o melhor seguimento possível a um canto batido por Bruno Fernandes. O jogo estava fácil para o Sporting, que a partir daqui só teve de ir controlando o ritmo do encontro.

Antes do final, ainda houve tempo para o golo de honra do Olympiacos. Odjidja-Ofoe marcou, o árbitro auxiliar anulou, mas o árbitro principal acabou por validar o tento dos gregos.

3-1 foi o resultado final O Sporting garante a presença na Liga Europa, mas ainda sonha com a próxima fase da Liga dos Campeões. A sexta e derradeira jornada da prova milionária obriga os leões a visitarem Camp Nou, um terreno que dispensa qualquer apresentação. Já o Olympiacos recebe a Juventus e é com base nos resultados destes jogos que o Sporting vai saber se passará ou não para os ‘oitavos’. Pelo sim, pelo não, o melhor é levar a calculadora para Barcelona…

_______________________________________________________________________________________

Onze do Olympiakos: Proto; Figueiras, Botía, Engels, Koutris; Gillet, Romao e Tachtsidis; Carcela, Pardo e Fortounis.

Onze do Sporting: Rui Patrício, Piccini, André Pinto, Mathieu e Fábio Coentrão; William Carvalho, Battaglia, Bruno César, Gelson Martins e Bruno Fernandes; Bas Dost.

Antevisão: O Sporting recebe esta quarta-feira o Olympiacos, na 5.ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões. Em terceiro lugar, com quatro pontos, menos três do que a Juventus, os leões necessitam apenas de um empate para assegurar a permanência nas competições europeias.

Aliás, mesmo se empatar, o Sporting tem possibilidade de rumar aos oitavos de final, caso o Barcelona vença a Juventus no seu jogo. Assim, tudo ficaria adiado para a útlima jornada.

Sem Coates (castigado) e Jonatahn Silva (lesionado), mas com Piccini, Mathieu e William de volta, Jorge Jesus espera ir a Camp Nou mais tranquilo, que é o mesmo que dizer que quer vencer esta noite em Alvalade.

E, em caso de vitória, o Sporting fica, claro, mais descansado. Mas ainda assim o apuramento fica dependente da ida a Barcelona.

“Felizmente ainda temos essas duas possibilidades. Vamos lutar por uma vitória que nos dá a possibilidade da Liga Europa e ainda nos permite acreditar na passagem na fase de grupos. Isso é sinal da qualidade que o Sporting tem tido neste grupo que nos calhou, com dois colossos do futebol mundial”, disse Jorge Jesus na antevisão da partida.

Fique connosco e acompanhe, ao minuto, o encontro entre o Sporting e o Olympiacos, agendado para as 19h45, em Alvalade.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório