Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

O 'bebé' da UEFA vai avançar. Mas, afinal, o que é a Nations League?

Nova competição arranca em setembro do próximo ano e contará com a presença de todas as 55 federações-membro da UEFA.

O 'bebé' da UEFA vai avançar. Mas, afinal, o que é a Nations League?

A UEFA confirmou, esta quarta-feira, o ‘desenho’ da Nations League, a mais jovem competição de seleções do continente europeu, que arrancará a 6 de setembro de 2018.

Em comunicado, o organismo que rege o futebol europeu explica que o objetivo passa por “potenciar ainda mais o continuado êxito dos jogos de selecções, substituindo uma parte significativa dos encontros amigáveis por outros competitivos e, ao mesmo tempo, permitir que todas as seleções defrontem outras de ranking igual com maior regularidade”.

Mas, afinal, como se irá desenrolar a competição? Ora, explica a UEFA, todas as 55 federações-membro irão participar, sendo divididas em quatro Ligas (A, B, C e D). A Liga A funcionará como uma espécie de ‘primeira divisão’, na qual participarão as 12 seleções mais bem posicionadas do ranking, sendo divididas ao longo de quatro grupos, com três equipas cada.

Notícias ao MinutoO 'desenho' da Nations League© UEFA

A Liga B irá acolher as 12 seleções que se seguem no ranking – também elas divididas em quatro grupos – a Liga C contará com as seguintes 15 seleções - que terá um grupo de três equipas e três grupos de quatro equipas – e as restantes 16 ficarão na Liga D – que será formada por quatro grupos de quatro equipas.

“Os quatro vencedores dos grupos da Liga A garantem a qualificação a fase final da UEFA Nations League a realizar em Junho de 2019, que terá duas meias-finais, o jogo de atribuição do terceiro lugar e a final”, explica o organismo.

De acrescentar que o sorteio da fase das Ligas está marcado para 24 de janeiro de 2018, ao passo que o anúncio do anfitrião da fase final será revelado em dezembro do mesmo ano.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório