Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Leão bipolar sofre para vencer no Olimpo

O Sporting entrou com o pé direito na fase de grupos da Liga dos Campeões, mas teve de sofrer para conseguir conquistar os três pontos.

Leão bipolar sofre para vencer no Olimpo
Notícias ao Minuto

06:45 - 13/09/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

O Sporting continua sem perder esta temporada – oito jogos, oito vitórias – e ontem a caminhada vitoriosa não se perdeu. Os leões estrearam-se na Liga dos Campeões da melhor maneira, ao bater o Olympiacos por 3-2.

Um resultado não apenas positivo para as contas do grupo onde se insere, mas também porque terminou com um ‘enguiço’ que durava há mais de 40 anos. Desde 1973 que uma equipa portuguesa não vencia no reduto do campeão grego.

No entanto, nem tudo foi um mar de rosa no território helénico, os leões tiveram sofrer (desnecessariamente) para conseguirem arrancar os (importantes) três pontos.

Luxo foi a palavra de ordem da primeira parte

Os leões entraram bastante fortes na partida, marcando um golo bastante madrugador (2’), saído da cabeça de Doumbia, e a dominar praticamente todos os setores do campo de jogo. O clube de Alvalade chegava rapidamente e, acima de tudo, com qualidade à grande área da equipa adversária, sendo que cada vez que se aproximava da baliza de Kapino, o Olympiacos tremia.

Depois do tento inaugural, os pupilos de Jorge Jesus tomaram-lhe o gosto e voltaram a agitar as redes por mais duas ocasiões no primeiro período. Um golo de Gelson Martins (12’), através de um contra-ataque que deveria estar num manual de instrução, e outro do novo goleador de Alvalade, Bruno Fernandes (43’).

O segredo para a veia goleadora do Sporting foi a verticalidade e a eficácia do passe, ou seja, com poucos passes os leões conseguiam criar muito perigo ao Olympiacos - que para ajudar a situação, tinha um setor defensivo desorganizado e jogadores muitos desatentos.

Doumbia foi o grande diamante da noite europeia

O costa-marfinense foi uma aposta de Jorge Jesus na noite passada e o avançado aproveitou a chance e mostrou toda a sua qualidade – principalmente no primeiro tempo – e classe na hora de marcar golos.

O atacante foi mais do que um goleador, foi um construtor de jogo no setor ofensivo e prova disso foi a belíssima assistência para o remate certeiro de Gelson Martins (12’). As suas movimentações permitiram também que Bruno Fernandes ganhasse espaço para receber a bola e fazer o terceiro dos leões (43’).

Doumbia é uma séria ameaça para Bas Dost, pois o jogador tem correspondido às exigências e, se continuar neste caminho, poderá mesmo ocupar o lugar do internacional holandês num futuro próximo.

Leão sonolento ‘oferece’ dois golos a Pardo endiabrado

Depois de uns 45 minutos de grande forma, o Sporting caiu (novamente) num ‘síndroma de dormência’ e deixou que o campeão grego começasse a ganhar posse de bola e a estar mais presente na área do Sporting.

O meio campo do emblema verde e branco ficou partido e graças a isso, as ligações entre setores foram enfraquecendo e diminuíram as chances dos leões chegarem à área contrária com qualidade.

Perante a passividade do Sporting, Pardo – que entrou aos 78 minutos - aproveitou o momento para encaixar dois golos de rompante nos instantes finais da partida. De destacar que se os tentos fossem marcados cinco minutos mais cedo, a turma lisboeta ficaria em maus lençóis.

Em tom de desfecho, o Sporting terminou o jogo a suar sem necessidade para tal, a ganhar por três golos de diferença era esperado que o duelo fosse calmo até ao fim. No entanto, tal como aconteceu em Santa Maria da Feira, os leões acabaram o encontro na mó de baixo.

Olympiacos VS Sporting
55% Posse de Bola 45%
20% Ataque Perigoso 15%
42% Ataques 41%
10 Tentativas de Golo 9
5 Remates à Baliza 5
5 Remates fora 4
4 Pontapés de Canto 1
3/0 Cartões Amarelos/vermelhos 3/0
11 Faltas 16
1 Defesas 3

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório