Manuel José lembra João Rocha de fato e gravata no chuveiro

O Benfica, tricampeão nacional e líder da I Liga, com 71 pontos, chega ao dérbi da 30.ª jornada com três pontos de vantagem sobre o FC Porto, enquanto o Sporting é terceiro, com 63. O jogo está marcado para as 20:30 de sábado.

manuel jose treinador

© Global Imagens

Lusa
20/04/2017 08:40 ‧ 20/04/2017 por Lusa

Desporto

Dérbi

O antigo treinador de futebol do Sporting e do Benfica, Manuel José, elegeu hoje, como dérbi mais marcante que viveu, o da época 1985/86, na qual os 'leões' 'tiraram' o título aos 'encarnados' para o dar ao FC Porto.

"Lembro-me, quando acabou o jogo, que os jogadores estavam a tomar banho e o presidente João Rocha entrou para baixo dos chuveiros de fato e gravata a abraçar os jogadores, tal era a euforia de ter tirado o título ao Benfica", contou Manuel José, para quem "não há jogo que faça mais mossa ao Sporting do que perder com o rival".

Nesse jogo, o Sporting venceu por 2-1 no Estádio das Luz, onde, lembrou Manuel José, "não ganhava há 23 anos", numa partida em que o Benfica, em caso de vitória, se sagraria campeão nacional, e acabou por 'tirar' o título ao rival para o 'dar' ao FC Porto.

Manuel José reconhece que esse dérbi teve "um impacto muito grande", mas aquele que mais impacto teve pelos números foi o dos 7-1, em Alvalade, jogo histórico do futebol português, no qual também era o treinador dos 'leões'.

"7-1 era um resultado impensável. Só passaram 30 anos e nunca houve um resultado muito desnivelado desde então, por isso diria que esse será o mais marcante pelo desnível do marcador. Mas aquele 2-1 teve um peso muito grande devido à rivalidade entre os dois clubes que naquela altura era muito mais acesa", referiu Manuel José, lembrando que vencer o Benfica era "um prazer acrescido para os sportinguistas", mas tirar-lhe o título "mais peso tinha".

Entrando na análise do dérbi de sábado, Manuel José considera que o Benfica vai ser "mais calculista do que o Sporting porque, embora vá querer ganhar, também sabe que o empate o mantém na liderança" do campeonato, razão pela qual "vai dar o domínio consentido ao Sporting para tirar partido da velocidade de alguns dos seus jogadores, principalmente do Rafa".

Quanto ao Sporting, Manuel José diz não saber quem irá substituir o lateral esquerdo Marvin Zeegelaar, suspenso, se Jefferson, se Esgaio, pondo de lado, todavia, a hipótese do recuo de Bruno César, uma vez que "está a jogar muito bem e tem sido o principal municiador de Bas Dost".

"Esta lacuna do lateral esquerdo pode ser aproveitada pelo Benfica, exceto se jogar o Salvio, porque neste momento, dos outros cinco alas que Rui Vitória pode colocar à direita ou à esquerda, é o que está em piores condições", referiu Manuel José, para quem o Sporting "vai dar tudo por uma questão de honra e para reafirmar que é melhor e que, se não fossem as decisões do árbitro no jogo da Luz, se calhar, seria hoje o líder do campeonato".

O Benfica, tricampeão nacional e líder da I Liga, com 71 pontos, chega ao dérbi da 30.ª jornada com três pontos de vantagem sobre o FC Porto, enquanto o Sporting é terceiro, com 63. O jogo está marcado para as 20:30 de sábado.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mattia Debertolis morre após desmaiar em prova de orientação nos Mundiais

Óbito

Mattia Debertolis morre após desmaiar em prova de orientação nos Mundiais

Liga portuguesa

ClubeJPts
1FC Porto13
2Famalicão13
3Sp. Braga13
4Arouca13
5Gil Vicente13
6Sporting13
7Moreirense13
8Estoril11
9Estrela11
10Benfica00
11Rio Ave00
12Alverca10
13AVS10
14C.D. Nacional10
15Casa Pia10
16Santa Clara10
17Tondela10
18Vitória SC10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Courtois com equipa na F1? "É difícil, mas objetivo é subir à F3 e à F2"

Real Madrid

Courtois com equipa na F1? "É difícil, mas objetivo é subir à F3 e à F2"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas