Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Soares embala dragão para noite tranquila na liderança

Único reforço de inverno do FC Porto foi surpresa de Nuno Espírito Santo no 'onze' e respondeu com dois golos, ainda na primeira parte, deixando os leões mais longe de conseguirem chegar ao título

Soares embala dragão para noite tranquila na liderança
Notícias ao Minuto

22:14 - 04/02/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto 20.ª Jornada

O FC Porto recebeu e venceu, este sábado, o Sporting por 2-1, num jogo relativo à 20.ª jornada da I Liga. Para além do triunfo sobre um rival direto, os dragões subiram ainda à liderança do campeonato, ainda que à condição, colocando maior pressão no Benfica, que só joga no domingo. 

A grande figura da partida foi Soares, aposta de Nuno Espírito Santo e único reforço de inverno do FC Porto. O brasileiro bisou, ainda nos primeiros 45 minutos, tornando a tarefa dos azuis e brancos mais facilitada perante um leão que só acordou com a entrada de Alan Ruiz. 

Primeira parte patrocinada pela estreia de sonho de Soares

O jogo começou praticamente com o golo de Soares (6'). O avançado brasileiro apareceu, sem marcação, na área leonina e respondeu de cabeça a um cruzamento de Corona, colocando a bola dentro da baliza à guarda de Rui Patrício.

O FC Porto procurou explorar a profundidade dos seus homens mais avançados, optando por sair em jogadas rápidas. Por seu turno, o Sporting tentou contrariar o domínio dos dragões mas deixando claras as dificuldades em criar oportunidades de golo para Bas Dost finalizar. Prova disso é que os leões não fizeram um único remate enquadrado à baliza durante os primeiros 45 minutos.

Os minutos iam passando e o jogo ia elevando os níveis de intensidade. Grande parte do jogo era disputado no meio-campo, com Casillas e Rui Patrício a serem poucas vezes chamados a intervir.

Ainda na primeira parte, surgiu o segundo golo da formação azul e branca. Soares (40') – sim, novamente ele – aproveitou de forma primorosa o passe de Danilo, que rasgou a defensiva leonina, fintou Rui Patrício e empurrou para o fundo das redes, deixando o Dragão em êxtase.

Vitamina Alan trouxe Sporting de volta ao jogo

No início da segunda parte, Jorge Jesus mexeu na equipa lançando Alan Ruiz para o lugar do desinspirado Matheus Pereira. O argentino ocupou uma posição mais central no meio-campo ofensivo do Sporting, ao passo que Bryan Ruiz descaiu para a esquerda.

Do lado do FC Porto, inspiração era coisa que não faltava a Jesús Corona. O internacional mexicano estava imparável, deixando Marvin Zeegelar completamente baralhado.

Jesus percebeu que o holandês estava com dificuldades em defender, e também devido ao amarelo visto na primeira parte, lançou Ricardo Esgaio para o seu lugar.

O Sporting ia pressionado, conseguindo, aos 60 minutos, reduzir a desvantagem no marcador por intermédio de Alan Ruiz. Gelson cruzou, Bas Dost amorteceu e o argentino, cartada de Jesus ao intervalo, rematou para um grande golo, num lance onde fica a sensação que Casillas podia ter feito melhor.

O golo pareceu dar um novo fulgor à formação leonina que, a esta altura, estava por cima do jogo. Nuno Espírito Santo não demorou a reagir e lançou André André para o lugar de… André Silva.

A opção do técnico portista mexeu com o sistema táctico, passando a equipa a jogar num 4x3x3, onde Soares era o homem mais avançado apoiado nas alas por Corona e Brahimi.

Relativamente ao meio campo, era notória a presença de um triângulo, com André André a baixar para a linha de Danilo, ficando o espanhol Oliver mais adiantado no terreno de jogo.

Tal mudança, trouxe maior segurança defensiva ao FC Porto, construindo assim um bloco mais compacto a defender as iniciativas ofensivas do Sporting.

O Sporting tentava, a todo o custo, evitar a derrota com a entrada de Podence e com o aumento do caudal ofensivo. No entanto, a defensiva portista e Casillas evitaram as ocasiões de perigo criadas pelos leões, conseguindo segurar o resultado que valeu três pontos e o lugar de líder à condição - isto porque o Benfica só joga amanhã, diante do Nacional. 

Momento do jogo: Casillas e uma defesa que valeu os três pontos (literalmente!). Com o jogo já no tempo de compensação, o guardião espanhol evitou aquele que parecia ser um golo certo. Na sequência de um canto, Coates foi ao primeiro andar cabecear de cima para baixo, tal como mandam as regras, mas Casillas foi buscar a bola onde já mais ninguém imaginava. Uma defesa enorme que foi festejada tal como de um golo se tratasse. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório