Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Vieira e Salvador: Uma amizade que vai do futebol aos negócios

Presidentes do Benfica e Sp. Braga já tinham amizade próxima antes de se tornarem líderes de 'águias' e minhotos, respetivamente.

Vieira e Salvador: Uma amizade que vai do futebol aos negócios
Notícias ao Minuto

13:41 - 18/09/16 por Paulo Jorge Rocha

Desporto Negócio

Benfica e Sp. Braga foram os protagonistas de um negócio que foi novela e se transformou em recorde. A mudança de Rafa da Pedreira para a Luz aconteceu a troco de 16,4 milhões de euros e passou a ser a transferência mais cara de sempre entre emblemas portugueses.

Sempre liderados pelos presidentes, o jornal O Jogo recorda que o negócio é apenas um preâmbulo do entendimento que existe entre os dois dirigentes e que já se notava antes de ambos serem eleitos, em 2003, líderes das SAD's de Benfica e Sp. Braga. Mas a amizade não interfere na vida profissional.

O sentimento de admiração entre ambos é evidente e, ao contrário do que chegou a especular-se neste verão, esta nunca chegou a ser colocada em causa, mesmo quando as ‘águias’ desviaram Guillermo Celis do Minho.

Na antecâmara do encontro entre as duas equipas, é provável que Vieira e Salvador assistam juntos à partida. Conheceram-se quando Salvador era presidente da Britalar, uma empresa de construção civil, e Vieira vice-presidente para o futebol encarnado.

O ponto em comum é Vespasiano Macedo, ex-colega de faculdade de Salvador, em Coimbra, e jurista de confiança de Vieira. Ambos conheceram-se fruto da circunstância e o relacionamento estreito acabou por nascer aí.

Saltando para o mundo do futebol, o mesmo diário garante que a colocação de Jesualdo Ferreira em Braga, em 2003, com o Benfica a financiar os 35 mil euros mensais relativos à restante duração do seu contrato, deixou António Salvador muito agradado e os resultados que o treinador registou deram força a essa amizade.

Salvador tem sabido contornar alguns revezes e a saída de Jorge Jesus para a Luz foi uma dessas situações que deixou Salvador algo insatisfeito. Contudo, os lucrativos negócios entre os dois clubes têm ajudado a cimentar uma amizade nos negócios.

Negócios fora de campo:

Apensas ocorreu um negócio onde Luís Filipe Vieira e António Salvador. Foi um empreendimento no setor imobiliário, em Tavira, no Algarve. A obra seria conduzida pela Britalar e a venda dos imóveis viria a ser conduzida por uma imobiliária de um familiar do presidente do Benfica.

Mais tarde, ambos viriam a equacionar a compra de terrenos em Moçambique, onde iriam construir um evento turístico, mas o projeto caiu por terra ainda na fase de prospeção. O seu retorno seria reduzido ou praticamente nulo.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório