Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ministério Público suíço abre inquérito a Franz Beckenbauer

O Ministério Público da Suíça anunciou hoje a abertura de um inquérito por branqueamento de capitais ao antigo futebolista alemão Franz Beckenbauer, no âmbito das suspeitas de corrupção sobre a atribuição do Mundial2006 à Alemanha.

Ministério Público suíço abre inquérito a Franz Beckenbauer
Notícias ao Minuto

13:23 - 01/09/16 por Lusa

Desporto Justiça

A operação foi noticiada pela revista alemã Der Spiegel e confirmada à agência AFP, sem dar mais detalhes e prometendo um comunicado durante o dia.

"No caso da atribuição do Mundial2006, Franz Beckenbauer [então presidente do comité de candidatura] está a ser investigado judicialmente pela primeira vez", escreve a Der Spiegel, acrescentando que se fica a dever a suspeitas de gestão danosa e branqueamento de capitais.

Em outubro de 2015, a mesma publicação noticiou que a Alemanha utilizou um fundo secreto de cerca de 6,7 milhões de euros para comprar votos e assegurar a organização da competição.

Este fundo era 'alimentado', a pedido de Beckenbauer, pelo antigo patrão da Adidas, o entretanto falecido Robert Louis-Dreyfus, antes da primavera de 2000, quando foi atribuída a organização do Mundial à Alemanha, por um voto, 12 contra 11 da África do Sul.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório