Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Árbitros estão tranquilos e crentes em desempenhos cada vez melhores"

Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), aceitou escrever, a convite do Desporto ao Minuto, um artigo de opinião a propósito do ambiente que marcou as três primeiras jornadas do campeonato português.

"Árbitros estão tranquilos e crentes em desempenhos cada vez melhores"

O campeonato português começou uma vez mais com o coração e não com a razão, pois somos TODOS apaixonados pelas causas às quais nos dedicamos e queremos todos o sucesso para os que defendemos.

A APAF faz um balanço positivo destas três primeiras semanas de competição. Obviamente que o erro sempre aconteceu e irá acontecer... os árbitros são e serão sempre humanos.

Nestas três jornadas, os jogadores já falharam passes, livres e penáltis. O treinador já falhou substituições. Os diretores já falharam contratações e os jornalistas já escreveram por certo o que não deviam. Os adeptos já criticaram todos eles, e certamente em muitas das suas análises também falharam. Mas sim, são humanos e falham, e o árbitro não foge à regra. Também falha, certamente, mas o mais importante é aquilo em que estão empenhados, que é o seu trabalho e disposição para minimizar cada vez mais esse erro nas suas prestações!

Os árbitros estão tranquilos e satisfeitos com o atual panorama diretivo. Estão confiantes e crentes com a continuidade da procura de maior transparência e credibilidade para o setor.

E isto permite-nos antever desempenhos cada vez melhores e mais positivos, continuando focados no trabalho e dedicação.

A arbitragem nacional precisa que estejamos todos focados na criação de condições para a verdadeira profissionalização, onde certamente se irá criar mais qualidade e condições para que este desporto, que TODOS queremos com menos lapsos, tenha a dignidade merecida desde o regional ao nacional.

Todos os jornalistas, comentadores e agentes do futebol podem fazer muito mais. Podem e devem utilizar o espaço mediático de televisões, jornais e sites para valorizar o futebol, procurarem soluções para a melhoria do setor e fazerem serviço público utilizando a riqueza de conhecimento elevado que muitos deles têm, e não dedicarem tanto tempo à procura do erro, criando suspeições e, infelizmente, em alguns casos, fazendo papéis dignos de filmes para maiores de 18 anos.

O importante, e a mensagem que a APAF pretende transmitir à terceira jornada, é a serenidade e tolerância em todos os clubes, diretores, jogadores e próprios adeptos para que, com esse clima e essa atmosfera positiva, se consiga, cada vez mais, trabalhar com afinco e sem ruído desnecessário.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório