Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, um pouco como todos os grandes eventos desportivos, estão a ter os seus altos e baixos. Esta terça-feira, porém, houve mais um episódio a marcar a competição.
Renaud Lavillenie, vice-campeão olímpico no salto com vara, ao subir ao pódio, já depois de ter comparado o público nas bancadas, há dias, a nazis, acabou em lágrimas depois de ser duramente vaiado.
O comportamento das pessoas que assistiram à cerimónia já foi repudiado pelo Comité Olímpico Internacional, pela voz do seu presidente, Thomas Bach, que considerou chocante o gesto para com o gaulês.
“Comportamento chocante do público que assobiou Renaud Lavillenie no pódio. Inaceitável em Jogos Olímpicos”, lê-se na conta oficial do COI no Twitter.
Relembre-se que após ter sido vaiado durante uma prova, já depois do surpreendente salto do brasileiro Thiago Braz, que lhe valeu o ouro, Lavillenie comparou o barulho vindo das bancadas ao tratamento que os alemães deram ao norte-americano Jesse Owens, nos Jogos Olímpicos Berlim1936.
“Em 1936, o público estava contra Jesse Owens. Nunca assistimos a isto desde então, mas temos de lidar com isto”, afirmou Lavillenie após competir.