Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 17º

Ucrânia: Tensão política atira 'arte' de Konoplianka para segundo plano

A seleção ucraniana chega ao Europeu de 2016 após participar no playoff de apuramento. Irá lutar pelos 'oitavos' tentando reescrever a história e conta com os talentos de Konoplyanka e Yarmolenko para a carregarem. No meio de um conflito com a Rússia, foram excluídos seis jogadores da convocatória e o 'miúdo maravilha' Zinchenko poderá ser aposta. A Ucrânia terá ainda de medir forças com a Polónia de... Lewandowski.

Notícias ao Minuto

10:00 - 08/06/16 por Paulo Rocha

Desporto Grupo C

Com uma seleção composta maioritariamente por jogadores que jogam em clube nacionais, a Ucrânia atinge a sua segunda fase final de um Europeu como nação independente. Sob a ‘alma’ dos talentos de Konoplyanka e Yarmolenko, o conjunto de Leste passou por dificuldades na fase de apuramento, terminou no terceiro posto, atrás da líder Espanha e da Eslováquia e foi obrigado a disputar o play off.

Os ‘vikings suecos’ fazem do rigor a sua arma secreta e apresentam uma equipa que promete lutar... Mas que poderá ter algo a provar. Na frente, Olexandr Zinchenko é a grande aposta. Tem 18 anos e estreou-se a marcar no final de maio, batendo o recorde de Shevchenko como o mais jovem a marcar um golo pela seleção. Espera-se que possa continuar o bom momento em França.

Depois de 2012, o país que pertenceu à URSS irá ter como grande desafio do grupo a favorita Alemanha. Poderá ser candidata ao segundo posto, que dará acesso à fase seguinte. Para isso terá de vencer a estreante Irlanda e a Polónia de Lewandowski.

Estrela da equipa: Konoplyanka é a grande estrela da equipa e chega ao Europeu com uma Liga Europa no currículo (Sevilha) e logo na primeira temporada fora do seu país-natal. O avançado de 26 anos foi determinante ao longo da qualificação e é uma figura em quem são depositadas muitas esperanças devido à ‘alegria’ e dinâmica que empresta ao jogo. Terá a ajuda de Yarmolenko do outro lado, que tem um remate forte e é muito bom nas diagonais para o meio.

O grande ausente: São seis: Artem Kravets, Mykyta Kamenyuka, Ivan Petryak, Oleg Gusev, Maksym Malyshev e Yevgen Shakhov foram cortados da lista inicial, com 29 elementos por motivos políticos. Na base da questão está a ‘anexação’ da Crimeia pela Rússia e uma alegada ‘rebelião’ na zona leste do país.

Máximo goleador: Andriy Shevchenko(48 golos em 111 jogos) é o grande ‘artilheiro’ da Ucrânia. Yarmolenko é o melhor marcador em atividade, com precisamente metade dos tenos de Shevchenko. Conseguindo-o em 58 partidas e aos 26 anos. Gusev e Konoplyanka, com 13 e 12, respetivamente, são os senhores que se seguem.

Sistema tático: Mykhailo Fomenko aposta num esquema de tração e acredita na valia de Konoplyanka e Yarmolenko para transportar o jogo e tentar servir Zozulya. Talvez o jovem Zinchenko possa ser aposta séria. Shevchenko é adjunto e a sua experiência ao mais alto nível poderá ser importante.

Jogos: Alemanha (12/6, 20h); Irlanda do Norte (16/6, 17h); Polónia (21/6, 17h)

Estatuto: Outsider.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório