Já foi repetido uma e outra vez por Fernando Santos (e não só): Portugal quer, de uma vez por todas, conquistar uma grande prova de seleções. França, o lar de uma das maiores comunidades portuguesas do mundo, é o sítio idealizado para ‘matar o borrego’ que escapou em Portugal, em 2004.
Os adversários, tidos por muitos como acessíveis presas a abater, prometem, no entanto, não facilitar a vida à ‘equipa das quinas’. Começando pela… altura.
De acordo com um estudo levado a cabo pelo Observatório do Futebol, Hungria, Áustria e Islândia são as três seleções com maior média de altura em todo o Campeonato Europeu. Já Portugal, é a segunda nação mais baixa, com uma média pouco superior a 1,80m, apenas secundada por Espanha, com 1,79.
Quanto ao desempenho desportivo, a Áustria parte, teoricamente, como a equipa que mais problemas poderá causar a Portugal. David Alaba e companhia acabaram a fase de grupos sem uma única derrota, dando sinal de alerta para os adversários da fase seguinte.
A Islândia promete, também, a sua dose de dores de cabeça. Embora sejam estreantes num Campeonato Europeu, os islandeses, com o veterano Eidur Gudjohnsen na frente, ‘sobreviveram’ ao grupo de República Checa, Holanda e Turquia. Os últimos dois não se podem gabar de sorte semelhante.
Finalmente, a Hungria, seleção que está de regresso aos grandes palcos após uma ausência de 30 anos, deverá apostar no futebol ‘ultra-defensivo’ que lhe permitiu ultrapassar a Noruega no playoff de apuramento. Uma ‘muralha’ que caberá a Fernando Santos desmontar da melhor maneira.
O pontapé de saída deste grupo será dado por Áustria e Hungria, às 17h do dia 14 de junho. Já Portugal irá entrar em campo com a Islândia no mesmo dia, mas às 20h.
Fique com o horário de todos os jogos do Grupo F do Euro 2016:
14 de junho
Áustria-Hungria – 17h
Portugal-Islândia – 20h
18 de junho
Islândia-Hungria – 17h
Portugal-Áustria – 20h
22 de junho
Hungria-Portugal – 17h
Islândia-Áustria – 17h